Art Nouveau é diferente, exuberante, cheia de detalhes. Talvez por isso tenha sido interpretada na Europa de diferentes maneiras, como um "estilo macarrônico" na França e "estilo golpe de chicote" na Bélgica. Talvez a melhor definição para a art nouveau tenha sido na da Itália, onde era interpretada como "estilo livre".
Livre e com a intenção de modernizar as formas tradicionais da arquitetura e design em geral, em movimento que atingiu as artes plásticas e marcou a expressão não apenas nas telas de pintores, mas principalmente nos desenhos e gravuras do começo do século XX.
Foi essa a época em que a sociedade transformava-se em função da indústria e novos materiais eram criados. A litografia colorida foi um deles, em técnica que marcou essa fase. A moda era minuciosa e colorida, fosse em detalhes arquitetônicos, decoração, design de jóias, vestimenta, gravuras ou litografias.
Desde que houvesse estética, a art nouveau permitia-se
a criações sem preocupação com a a rigidez das formas
e sua simetria, como uma escada que ondulava no
ambiente, brincando com a percepção e a sensiblidade
visual. Antecedeu a art deco, que tornou as formas mais rígidas, retas ou circulares estilizadas, de design abstrato.
Vitrais alegres: o ar de romantismo ficou mais evidente do que nunca |
Móveis com formas arredondadas, criando composições inusitadas |
Arquitetura rica, detalhista, com elementos inesperados, mas também com inspiração rococó |
Gostei muito
ReplyDeleteterrivel
ReplyDeleteInteressante a sua observação, anônimo, uma vez que levanta mais uma vez aquela pergunta de sempre: até que ponto tudo pode ser arte e como definir entre todas as manifestações o peso de sua criatividade, beleza, expressão, entre outras coisas.
ReplyDeleteA arte pode existir de muitas formas, nas telas, nas fotos, nos objetos, nas palavras, na vestimenta. Tão ampla é sua expressão que acontece de fato algum abuso e confusão.
A fase nouveau entretanto é extremamente interessante porque retrata não apenas a cultura da época, mas a tentativa de inovação, de recriação das formas e do movimento, a principal característica da arte. Durou pouco, pois era pouco prática e nem sempre com resultados assimilados e reproduzidos.
Mas sem dúvida foi uma fase muito importante na história da arte. (MM)
Art Nouveau é diferente, exuberante, cheia de detalhes. Talvez por isso tenha sido interpretada na Europa de diferentes maneiras, como um "estilo macarrônico" na França e "estilo golpe de chicote" na Bélgica. Talvez a melhor definição para a art nouveau tenha sido na da Itália, onde era interpretada como "estilo livre".
ReplyDeleteLivre e com a intenção de modernizar as formas tradicionais da arquitetura e design em geral, em movimento que atingiu as artes plásticas e marcou a expressão não apenas nas telas de pintores, mas principalmente nos desenhos e gravuras do começo do século XX.
Foi essa a época em que a sociedade transformava-se em função da indústria e novos materiais eram criados. A litografia colorida foi um deles, em técnica que marcou essa fase. A moda era minuciosa e colorida, fosse em detalhes arquitetônicos, decoração, design de joias, vestimenta, gravuras ou litografias.
1.Explique o significado dos termos que a Art Nouveau era conhecida na:
a) Fança: b) Itália: c) Bélgica:
2.Muitos materiais foram criados neste novo estilo, sendo um deles a litografia colorida. Que arte foi essa?
3.Através de que a sociedade estava se transformando nesta época?
4.O que significa dizer que “a moda era minuciosa e colorida”?