Thursday, March 08, 2012

O DESAFIO DE SER MULHER

Há alguns anos ainda havia uma certa euforia nos discursos que comemoravam o Dia Internacional da Mulher (8 de março), como se isso justificasse a existência de uma deferência especial, que, quer queira ou não, sempre deixou em aberto a "diferença" do ser feminino.
Afinal, havia muito a 
ser comemorado pelas mulheres, ao passo que os homens nada tinham a festejar. Não havia sido criado o "Dia do Homem", porque o homem sempre dominou o espaço social, político e produtivo nos séculos e séculos passados.
Mulheres não! Aliás, mulheres eram alijadas da política e das decisões. Pelo menos, abertamente e até onde nosso conhecimento permite. Em séculos bárbaros, onde a força física era a única alternativa para sobrevivência, as mulheres ficavam de fora, costurando as feridas abertas pelas guerras e invasões!
Quando o mundo se revolucionou industrialmente e a sociedade humana passou a uma nova etapa cultural, as mulheres do mundo ocidental mudaram, brigaram pelo espaço e pela participação política e negaram-se a perpetuar a imagem de úteros sem cérebro... E hoje têm direitos e deveres igualitários em sociedades democráticas e livres!
Certo?
Errado!
Pois é, as coisas não são bem assim não! Começando pelo fim, podemos dizer que a situação da mulher não melhorou, em absoluto! A mulher do terceiro milênio é um ser livre por conveniência no mundo ocidental e isso quer dizer, na prática, que a sua liberdade é totalmente discutível.
A mulher do chamado "mundo livre" é um ser extremamente sobrecarregado de funções, confuso com a necessidade de reestruturação da família, onde é, cada vez mais não apenas a "cabeça", mas o corpo todo: houve uma gradativa "fuga" da responsabilidade do homem sobre a família!
Por outro lado, a mulher ainda sofre os mesmos preconceitos de sempre. Ganha menos que o homem quando exerce a mesma função profissional, trabalha em dobro e têm menos direitos e privilégios de carreira nas empresas.
Nunca antes a mulher sofreu tamanha carga de violência! Em todo o mundo, ela é espancada e assassinada em número crescente! Estamos falando do mundo ocidental, evoluído, o mundo do capital e da liberdade...nas culturas da Asia e Oriente Médio a situação vai mal também. Mostra a situação da mulher dos tempos bárbaros: sem direitos a opinar, sob forte restrição de liberdade social e individual e sujeita a penas bárbaras, como no caso do apedrejamento até a morte se houver suspeita de adultério!
Mulher do oriente, mulher do ocidente... Isso faz pensar: se de um lado ela sofre penalidades bárbaras e cruéis, de um extremismo insuportável, de outro, nas modernas cidades dos paises desenvolvidos, ela sofre penalidades bárbaras e cruéis também...embora reconhecidamente ilegais.
Interessante: de um lado a mulher é sufocada por véus e ameaçada de pedradas por uma cultura cruel e de outro é sufocada pela realidade e ameaçada por facadas e tiros por inoperância da Justiça, em uma sociedade que apesar de alardear liberdade e igualdade ainda é cercada de preconceitos!
Vai mal a situação da mulher!
O alarde a respeito das conquistas femininas é relativo e cheira a manipulação do moderno sistema de consumo e na dança do giro de capital! Há interesses na engrenagem que move o mundo moderno, o que não significa necessariamente que podemos interpretar nesse conjunto alguma "vitória da mulher", já que a manipulação é um perigo de muitas faces.
Provavelmente, ainda assim, a mulher ´poderá superar as dificuldades e acertar os ponteiros com a sociedade. Poderá, quem sabe, cumprir com o mais fundamental de todos os desafios e ajudará a equilibrar o mundo.
Mas ainda há muito trabalho pela frente antes de considerar que há de fato um equilíbrio a ser comemorado! (Mirna Monteiro)

6 comments:

  1. Erika A.4:57 PM

    Muito interessante essa visão,gostei demais e posso dizer que é a melhor materia que já li sobre a situação da mulher,parabéns,muitas vezes parabéns.

    ReplyDelete
  2. Sabes o que penso e que não se pode deixar de ser colocado?Não podemos elogiar mulheres que ficam bebendo até cair,tomam droga e tratam os filhos de form irresponsavel,tche,conheço casos de mulheres que batem nas crianças por qualquer arte,tem exemplo demais por ai.

    ReplyDelete
  3. Sabes o que penso e que não se pode deixar de ser colocado?Não podemos elogiar mulheres que ficam bebendo até cair,tomam droga e tratam os filhos de form irresponsavel,tche,conheço casos de mulheres que batem nas crianças por qualquer arte,tem exemplo demais por ai.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Anna, todos sabemos que há desajustes sociais graves e eles atingem a todos, sem exceção. Parte das pessoas, homens, mulheres, crianças, assumem comportamentos anti-sociais e prejudiciais ao meio. Concordo que esse tipo de desajuste em uma mulher choca profundamente a sociedade justamente pela importância de sua influência sobre a família.
      Mulheres que enfrentam problemas emocionais ou psicológicos podem provocar grandes desequilibrios sociais a partir da familia. Por outro lado é justamente isso que discutimos, a sobrecarga que torna a principal função feminina - a de cuidar da prole quando é gerada - ameaçada, até mesmo por necessidade de sobrevivência que obriga mães a deixar filhos pequenos trancados em casa enquanto trabalha.
      Mas esse é um problema social, não é uma característica do temperamento feminino na grande maioria dos casos.

      Delete
  4. Anonymous5:16 PM

    Como mulher acho que uma das piores coisas que aconteceu foi o aumento das mulheres que não são nada idealistas e são agressivas,falsas,cruéis com animais e crianças,ruins que nem o mais ruim dos homens,pestes que se aproveitam da condição para piorar a vida dos outros

    ReplyDelete
  5. Junoart6:24 PM

    Demais esse texto!!!!!Adorei

    ReplyDelete

Comente os textos ou adicione suas impressões sobre os temas abordados. Clique duas vezes para garantir a postagem.