Wednesday, March 23, 2011

QUE SORRIR É PRECISO, PRECISO É, MAS....


 O mundo anda carrancudo demais. Apesar dos problemas que justificam a apreensão,  mau humor e agressividade são inimigos da saúde. É aquela velha história: quer piorar o mundo ou desgastar uma comunidade? Basta conturbar as entranhas da sociedade! A mesma coisa poderíamos dizer do nosso organismo. Corpos estranhos, como sentimentos de raiva, medo e  ignorância do que se passa dentro de nós,  causam uma revolução interna que acaba com qualquer um!

Todo mundo gosta de dar boas risadas ou sentir-se bem o suficiente para sorrir. A explicação é simples: assim como a provocação da guerra interna desgasta nosso organismo e abre as defesas para o verdadeiro inimigo atacar, enfrentar a vida com bom humor e respeito fortalece nosso sistema imunológico.
Até aí, tudo bem. O problema é conseguir sorrir e descontrair em meio de tantas tragédias que parecem cada vez mais comuns e próximas.

Em um fila para a compra de ingressos no cinema, um sujeito criticou o filme - que de fato era extremamente mórbido - e desabafou em voz alta, "Caramba, vou acabar masoquista, não tem saída!". As pessoas na fila deram risada. Incrível como uma crítica a um sistema que se torna opressivo pode render bom humor! No entanto é justamente a capacidade de conseguir interpretar às tragédias com o olho treinado da tragicomédia que permite a sobrevivência da humanidade.

Estressados, estamos esquecendo de relaxar e ajudar a transformar o dia que ameaça ser gerador de maus humores. Afirmam algumas pesquisas que para melhorar o dia e proporcionar bem estar físico, é muito simples: basta sorrir! Parece balela? Não é. Sorrir faz bem a saúde, principalmente ao coração. Rir é melhor ainda, pois ativa a produção de seretonina, eleva o bom colesterol, o HDL e pode ajudar a derrubar a proteína C-reativa, que está associada a inflamações e risco cardiovascular.

Está deprimido? Comece treinar sua risada. Ria do nada, sem preocupação com a falsidade de sua gargalhada forçada. Quando você menos perceber estará rindo de verdade, porque a situação é verdadeiramente muito ridícula. Mas eficiente! Esta técnica é usada nas mais diferentes situações, inclusive em yôga!

Mais do que isso: já ouviram falar do "sorriso interno"? As vezes ( raramente mesmo) você  encontra nas ruas alguém com a fisionomia iluminada, os lábios ligeiramente arqueados em um suave sorriso? Pode até ficar com inveja e considerar a pessoa maluca...onde é que já se viu andar assim, iluminada, em um mundo tão sombrio e ameaçador? Pois saiba que é o tal "sorriso interno", que faz um bem danado a alma e ao corpo, mostrando a sabedoria interna da pessoa. Conta-se que há milhares de anos velhos sábios na China antiga sentaram-se em silêncio para observar a natureza, o ser humano, o organismo natural e seus mistérios. Entre outras coisas descobriu-se caminhos para a chamada alquimia interna, junto com os conhecimentos do I Ching. E a meditação do sorriso interno é uma das descobertas mais interessantes, pois fortalece os orgãos vitais do corpo, provoca sensação de bem estar, relaxamento e confiança, ou seja, exatamente tudo aquilo que precisamos e não sabemos onde está!

Como se vê, precisamos todos, urgentemente, exercitar essa máquina poderosa de saúde, que é a nossa capacidade de sorrir, interna e externamente.  Sorria já, agora...está sorrindo? Vê como o seu momento melhorou?  (M.Monteiro)



2 comments:

  1. Ana Luiza4:31 PM

    É um exercicio difícil sorrir hoje em dia mas vale a pena tentar ver a vida em todos os seus lados e angulos,verdade seja dita.

    ReplyDelete
  2. Marcos Senna8:26 AM

    A anatomia do sorriso foi estudada pela primeira vez por um cientista francês no século XIX. De lá para cá, muita coisa se descobriu sobre essa fascinante ferramenta de comunicação que pode tanto jogar a nosso favor quanto causar os maiores constrangimento. Eu não escrevi isso mas acho que pelo jeito da pessoa a gente descobre seu jeito de lidar com a vida

    ReplyDelete

Comente os textos ou adicione suas impressões sobre os temas abordados. Clique duas vezes para garantir a postagem.