Thursday, December 28, 2006

HAJA BOA SORTE NO ANO NOVO!





Ah, as superstições!Tecnicamente são crenças que não possuem qualquer fundamento científico. Mas são irresistíveis, aguçadas pela intuição. As superstições integram a essência intelectual humana e não há época ou lugar da história onde não estejam presentes.
Por isso quando chega a passagem do ano, é quase impossível evitar alguns rituais e cuidados.
Por exemplo, quem vai colocar uma ave na ceia de ano novo, se souber que aves ciscam “para trás” e simbolizam retrocesso?
Porco dá sorte, mesmo com o risco do colesterol embutido.
Para compensar, frutas mágicas: romãs e uvas, cujas sementes se transformam em poderosos ímãs de dinheiro farto o ano todo, quando saboreadas imediatamente após as 12 badaladas do reveillon e guardadas na carteira
Há tantas possibilidades de rituais que garantem um ano bom e farto, que todos ficamos confusos. Afinal, ninguém quer perder uma boa oportunidade de garantir a boa sorte.
Por esse mesmo motivo lojas de roupas íntimas vendem a rodo nos dias que antecedem o revelillon. Calcinhas e cuecas novas garantem renovação da vida e, dependendo da cor, ainda promovem conquistas importantes!

Quais?Ora, se pretender luz e paz, use branco! Calma, tranqüilidade e segurança e tudo mais relacionado à vida espiritual exige a cor azul!

Prosperidade financeira e riqueza? Amarelo, sem dúvida! Precisa de auto-confiança, amor-próprio e auto-afirmação? Use verde!
Violeta influencia positivamente emoções e humor. Mas quando a questão é amor, ah, aí depende: quer romantismo e amor? Cor de rosa é ótimo! Ou prefere paixão, sensualidade e conquista? Vermelho, o grande estimulador do desejo. E também dá pique para o trabalho!
Há quem fique tão animado com as possibilidades, que usa todas as cores! Outros, mais discretos, colocam roupas íntimas coloridas e cobrem o corpo de branco puro, rescendendo a luminosidade.
O que importa é a expectativa e a esperança de transformação. Mas lembre-se: nada de roupas apertadas! Você não vai querer um novo ano incômodo, com pouco espaço, não é!
Mas o mais engraçado mesmo fica por conta dos rituais no momento da meia-noite. Conheço pessoas que enquanto estendem a taça de champanhe para o brinde (champanhe é importante, inclusive deixando alguns golinhos na taça e atirando-os pra trás, tipo bye, bye ano velho), sacam de uma verdadeira lista de simpatias.
É uma espécie de “gula” por boa sorte! E podemos então assistir a um verdadeiro espetáculo: no momento da algazarra da meia-noite, a pessoa sobe em uma cadeira, toma um gole de champanhe, desce da cadeira usando apenas o pé direito, pula três vezes, joga o champanhe sobre os ombros (que meleca, né?) pula várias vezes com o pé direito, tomando cuidado para não perder o dinheiro que já foi enfiado dentro do sapato (também tem essa).
Corre a engolir uma colherada de lentilhas e depois 12 bagos de uva, reservando as sementes, além de três cerejas, cujas sementes também vão ficar na carteira o ano todo, para garantir a prosperidade financeira.
Ainda não acabou. É preciso beijar alguém do sexo oposto para garantir o amor, comer um doce para garantir um ano gostoso e suave ou se tiver namorado (a) roubar um fio de seu cabelo e juntá-lo ao seu em um saquinho branco, para garantir a relação...
Ato contínuo, a gula pela boa sorte leva a reunir sete moedas, seis delas distribuídas a seis amigos, guardando uma na carteira, juntamente com as sementes. Isso porque já colocou embaixo do tapete da entrada da casa outras sete moedas que vão ficar o ano inteiro arranhando o piso, mas garantindo a fortuna!
É, ninguém falou que atrair sorte é fácil...de fato é complicado mesmo.
Mas vale a pena!
Há quem se empolgue tanto, que na véspera do ano novo faz uma limpeza geral nas gavetas e armários, espalha
montinhos de arroz cru pelos cantos da casa, orando por proteção, coloca ramos de arruda (contra maus olhado, oras!) , muitas plantas e flores (para energizar o ambiente) e queima incensos pelos cômodos!
E não se pode esquecer dos ramos de trigo!
Como podemos ver, superstições e crenças são invencíveis. Na verdade, quem vai contrariar a importância desses rituais? Na falta de pular sete ondas na praia, pula-se sobre o assoalho de apartamentos imaginando um enorme oceano à sua frente, e o resultado será certamente a mesma vontade de melhorar!
O importante, sem dúvida, é isso: a oportunidade de relaxar, sonhar, brincar e renovar a esperança! Concorda? (Mirna Monteiro)

2 comments:

  1. Concordo!
    Bom artigo, abraços.

    ReplyDelete
  2. Juliana Padock1:57 PM

    Adorável artigo!!!!

    ReplyDelete

Comente os textos ou adicione suas impressões sobre os temas abordados. Clique duas vezes para garantir a postagem.