Saturday, October 30, 2010

A ARTE DA MANIPULAÇÃO

Por que motivo somos tão influenciados por palavras e imagens? Será que possuímos capacidade crítica suficiente para "filtrar" as informações captadas e seleciona-las de acordo com a realidade?
O domínio e controle sobre os seres acontece mediante as técnicas de manipulação. O que seria isso?  Seria a capacidade de manejar, impondo pensamentos e comportamentos que são absorvidos como uma esponja pela mente humana. 
Há várias formas de manipulação. Na verdade todos nascemos com a capacidade de conduzir o mundo externo às nossas necessidades, até mesmo por uma questão de sobrevivência. Até mesmo um bebê depende dessa capacidade para sobreviver. 


A questão é a utilização desse poder para manipulação abusiva ou da massa. Isso corresponde, em geral, à vontade de dominar pessoas e grupos em algum aspecto da vida e dirigir sua conduta. Afonso López Quintás, em "A manipulação do homem através da linguagem", exemplifica alguns tipos de "convencimento" ao qual somos submetidos sem que haja um controle consciente do processo.
Ele comenta a manipulação comercial, "que quer converter-nos em clientes, com o simples objetivo de que adquiramos um determinado produto, compremos entradas para certos espetáculos, nos associemos ao clube tal...".  Já o manipulador ideólogo pretende modelar o espírito de pessoas e povos a fim de adquirir domínio sobre eles de forma rápida, contundente, massiva e fácil.
A manipulação, lembra López, corresponde à vontade de dominar pessoas e grupos. Em geral deprecia tudo que existe de real e supervaloriza idéias, mesmo que não possam ser realizadas na prática. Também não há limite nem ética para atingir seu objetivo e a mentira passa a ser uma questão de sobrevivência de sua manipulação.


Técnicas que lidam com o inconsciente também são utilizadas na manipulação da massa. É uma maneira de fazer a pessoa acreditar que mesmo algo ruim pode ser bom. Ou seja, a vontade e a interpretação dos fatos são controlados pela manipulação do inconsciente, que acredita que aquilo que deseja está na imagem que foi projetada.
Esse tipo de técnica integra o que se chama de mensagem subliminar, que age diretamente no inconsciente de quem assiste. Somos constantemente submetidos a ela em propagandas, filmes, programas, sendo influenciados por marcas  e produtos - ou mesmo comportamentos - sem percebermos. 




Será impossível evitar esse tipo de manipulação? Para Lopéz, existem algumas alternativas de obter um "antídoto"para a maliciosa e maniqueísta ação sobre o nosso subconsciente. Estar alerta e pensar com rigor são condições indispensáveis! Viver criativamente, ou seja, procurar enxergar além das aparências também. Lembrar que as coisas não são tão óbvias.  Ou, como popularmente se diz, verificar se o "buraco é mais embaixo"... (Mirna Monteiro)





No comments:

Post a Comment

Comente os textos ou adicione suas impressões sobre os temas abordados. Clique duas vezes para garantir a postagem.