
Ninguém está dizendo que viver é fácil! Nunca foi afinal!
Imagine você andando pela floresta, batendo papo e de repente vira o almoço de um tigre de dentes de sabre...ou mais além no tempo, precisa enfrentar acusações de bruxaria por sugerir que a terra é redonda? Quem sabe em tempos mais modernos ser perseguido pelo submundo de tráfico e extorsões nos EUA, como nos anos 70 e 80?
Somos obrigados a concordar: viver nunca foi fácil e a luta pela sobrevivência é norma em qualquer época, em qualquer espaço do planeta, para humanos, animais, plantas, enfim, para todo ecossistema.
Como os seres humanos sempre enfrentaram a realidade da sobrevivência? Fortalecendo não apenas o corpo, mas o pensamento. A capacidade de observar, pensar e deduzir, para transformar e ampliar sobrevivência.
E hoje?
Hoje temos a solidão crescente, a sensação de vulnerabilidade e impotência, a insatisfação pessoal, a perda da identidade cultural, religiosa e moral, o esvaziamento dos valores espirituais. As igrejas impedem o pensamento e obrigam a submissão ao poder. E a incapacidade de filosofar sobre a vida buscando reais valores do pensamento, aumenta.
É o que se chama de "males da alma".
Da mesma forma que a ciência descobre que um chip implantado no cérebro permite que uma pessoa paralisada obtenha resposta de movimento em membros artificiais ou comando em computadores e que terapias com polilaminina regeneram lesões medulares (incrível!) a depressão e o desânimo despertam mecanismos desconhecidos que levam o próprio cérebro a emitir ordens de desarmonia no organismo dos seres humanos, que recorrem à químicos buscando o bem estar. Mas nenhum medicamento pode restituir a paz de espírito e a força de vida!
Pensar sobre isso, a vida, discutir suas sensações, ansiedades, medos e angústias, tentar explicar o inexplicável, tudo isso integra o ser humano da era cibernética com a mesma intensidade do homem primitivo.

Não mudamos a nossa essência, embora o cenário onde vivemos tenha se modificado de forma impressionante, mostrando um mundo absolutamente diferente da antiguidade...em sua crosta!
O interior humano é tão frágil e confuso quanto o foi nos tempos da organização do pensamento, durante os primeiros passos na discussão da filosofia.
É bem provável que esta última afirmação seja otimista demais. A nossa fragilidade pode ter aumentado. Quando Sócrates discursava seus pensamentos e, por exemplo, um dos seus discípulos mais conhecidos, como Platão, tentava ordenar o próprio pensamento para expandir o conhecimento que recebia, a sociedade da época era simplificada, as regras de sobrevivência eram muito claras.
Hoje um adolescente não sabe onde está "localizada" a sua capacidade de pensamento. Quer dizer, aprendeu que o mundo é feito de imagens e acontecimentos ágeis, de individualidade (o egocentrismo cresce, como auto defesa em um meio onde vale tudo e o mais esperto sobrevive) e confusão. Não encontra respostas para suas perguntas, não consegue equilibrar-se sem a base dos valores morais e espirituais, que foram substituídos pela mídia.
Mas intuitivamente ele sabe que o "vale-tudo" não é compatível com família, com comunidade, com sociedade e, portanto, com a sobrevivência humana. Porque seja hoje, seja há milhares de anos, a dúvida que habita o ser humano é sempre a mesma.
QUEM SO
U EU?ONDE ESTOU?
PARA ONDE VOU?
No comments:
Post a Comment
Comente os textos ou adicione suas impressões sobre os temas abordados. Clique duas vezes para garantir a postagem.