Tuesday, February 22, 2011

QUANDO A VIDA NÃO VALE MAIS A PENA (2)


O Prêmio Nobel Gery Becker (no estudo Suicide) interpreta o suicida como um agente racional, que considera o futuro e toma a decisão que maximiza sua felicidade. Essa racionalidade seria compatível com sentimentos de depressão, que envolveriam a incapacidade de extrair felicidade da própria situação.
Neste caso, o indivíduo se mata quando presume que a infelicidade de hoje persistirá no futuro. Por isso, os suicídios são mais freqüentes entre os que sofreram uma perda violenta (do nível de renda ou de prestígio, por exemplo) e não enxergam uma chance de sair do buraco.

Sob o ângulo da filosofia, há acordo nesse sentido. Schopenhauer dizia que um homem põe fim à própria vida quando seus terrores são maiores do que a morte! E Hume, acertadamente, garantia que nenhum homem joga a vida fora enquanto ela vale a pena!

Naturalmente existem interpretações científicas que procuram uma causa patológica para tendências suicidas. Uma falha genética ou um problema químico do cérebro, que normalmente está programado para a auto-preservação.

Ou seja, a auto-preservação vem "embutida" em nossos gens! Não fosse isso, e a espécie humana já teria se extinguido. Nossa auto-defesa é automática, assim como a de qualquer forma de vida no planeta. Reagimos de maneira defensiva à qualquer ameaça.
Por esse motivo os suicidas da guerra são um exemplo do quanto a pressão psicológica pode criar ou desencadear um ato tão drástico, mas neste caso através da sedução, como algo a ser premiado.

Depende de um ambiente conflituoso e de uma espécie de lavagem cerebral, que criam espécies suicidas, como com os kamikazes, do Japão, ou os sahids no Oriente Médio.
O desespero pela vitória, a "premiação" pela morte (aos mais jovens e ingênuos, o paraiso com um belo harém, e aos mais reticentes, prêmios em dinheiro que ficam para ser usufruidos por aqueles que amam) são fatores que podem superar o instinto da auto-preservação.

Mais do que nunca, vivemos em uma sociedade que passa por grandes transformações e onde o indivíduo não possui peso de valor. Ou seja, a vida, em suas diferentes formas, passou para um segundo plano, para ceder espaço ao materilismo exacerbado.

É claro que o ser humano, preparado naturalmente para viver em comunidade, vê ruir valores e a família, o que torna toda a sociedade humana fragilizada e insegura; isso o transtorna e torna-se uma ameaça além de suas forças. A sensação de impotência certamente agrava a depressão e a possibilidade de desistência da luta pela felicidade e até pela própria existência.
Em ambientes comuns, suicidas em potencial demonstram características próprias. Por exemplo, o adolescente com tendência suicida pode atentar contra a vida em estado de grande melancolia. O adulto, quando em profunda depressão, em geral acompanhada da falta de perspectiva de futuro.

Há mais mulheres que tentam o suicídio do que homens. No entanto há mais homens que atingem esse objetivo. A explicação é óbvia: os homens costumam utilizar armas de fogo, que em geral levam ao óbito imediato. São mais pragmáticos também diante da morte!

Mas o tipo de suicida mais comum é justamente aquele que não conscientiza diretamente a intenção. Você pode ser um deles e não ter percebido ainda!
É o caso das pessoas que consomem drogas perigosas ou mantém hábitos mortais a longo prazo, como o uso do cigarro e da bebida.
É possível estabelecer uma relação entre momentos de grande conflito e desequilíbrio social e o aumento de hábitos perniciosos à saúde. Por exemplo, o excesso de alimentos considerados perigosos ao organismo. Mas o diabético que insiste em consumir alimentos que elevam a glicemia a níveis insuportáveis ao organismo ou o cardiopata que apesar das artérias obstruídas pela gordura insiste em comer a capa da picanha ou o torresmo, poderiam ser considerados suicidas em potencial?

Há quem acredite, erroneamente, que a miséria e desorganização social é a maior causa de desistência de viver. Não é mesmo! Paises excessivamente organizados demonstram os mais altos índices de suicídios. Como a Suécia, que já manteve índices impressionantes. A explicação mais utilizada fala sobre a nostalgia dos períodos do ano em que não há sol, mas apenas noite. Mas há estudos que citam outras causas, como o assédio sexual no trabalho ou em oposto a ausência de desafios, em uma rotina excessivamente imutável.

Falta de desafios ou o excesso deles...O ser humano parece boiar em uma superfície que o desanima quando sacode demais ou está absolutamente inerte!
A vida apresenta momentos complicados, sentimentos confusos, sensação de solidão insuportável. No entanto, viver implica em assumir a vida em todos os seus desafios. Talvez a origem do impulso suicida esteja na incapacidade de perceber que a vida não se resume à superfície... (MC)

Monday, February 21, 2011

ANATOMIA POLICIAL


Acontecimentos recentes que envolvem o aumento da ocorrência de todas as modalidades de crimes colocam em questão as ações de profissionais da segurança pública, como a Polícia Civil. Um vídeo demonstra uma ação da corregedoria de São Paulo, onde uma escrivã sob suspeita de corrupção é revistada a força, sendo despida em uma sala com vários homens - policiais e delegados - além de duas mulheres policiais. O fato mobilizou a opinião pública e revidou críticas ferozes contra o sistema utilizado em nossas delegacias na investigação ou detenção de criminosos ou suspeitos de crimes.

A pergunta de todos é: por que motivo uma ação considerada marginal - a violência e o desrespeito à lei, que
determina a preservação da dignidade mesmo durante ordem de prisão ou revista de suspeitos, acontece em  uma delegacia, com omissão de delegados e policiais? E  no entanto o que se pretendia ali era esclarecer um ato de corrupção dentro da polícia.

Há fatores históricos que interferem na criação de uma corporação isenta de passionalidade, de violência ou de deslizes criminais. Policiais são cidadãos que integram uma sociedade determinada pelo padrão cultural. Não é possível treinar e controlar grupos da sociedade que por sua vez supostamente criariam meios de controle social isentos e sem influência do comportamento padrão. Além disso devemos considerar que a agressividade está ligada ao comportamento de policiais a partir da própria formação e treinamento profissional. O argumento é imbatível: não se combate a violência marginal, máfias e traficantes, com gentilezas ou preocupações de ordem ética. O policial é de carne e osso, precisa preservar a vida a todo custo e isso seria impossível sem o uso da violência.

Será mesmo? Existe uma interpretação errada a respeito da ética em guerras ou em batalhas urbanas ou combate à violência. Supõe-se que agir sob regras éticas diminue a força de combate. No entanto a energia de combate não depende da agressividade desarvorada, muito pelo contrário. É na concentração do objetivo e no domínio da passionalidade - ou da violência exagerada-  que podemos encontrar maiores oportunidades de vencer situações de descontrole social ou criminoso. É no domínio da situação, considerando um padrão ético mínimo, que desencadeamos a confiança popular nas instituições.

Quem vigiará os vigias? Esta foi a questão proposta por Platão em "A República". É extremamente atual. Séculos antes de Cristo os antigos pensadores, críticos da sociedade, encontravam problemas em relação a instabilidade existente dentro dos próprios organismos de segurança comunitária, em conflitos que demostram ser persistentes.

Quem julgará a Justiça? O elemento humano pode ser extremamente frágil e as estruturas de poder dependem de um controle permanente e comunitário. A união faz a força, quando está em jogo a idoneidade  que determina a sobrevivência de setores essenciais à ordem pública, como as estruturas do sistema judiciário, do Exercito, Policia Militar e Policia Civil, além do nosso sistema Legislativo e da política em geral.

A diferença entre o terceiro milênio e os tempos da "República de Platão" não é exatamente a evolução da cultura humana. Muito pelo contrário, vivemos no mundo uma crise de identidade, onde os valores que norteiam comportamentos e permitem o respeito à regras estão confusos. Um novo fenômeno abarca o pensamento da massa, que já se iniciou em um processo de contradições, bombardeada por uma mídia que privilegia  sonhos impossíveis e por uma realidade que não oferece alívio na sobrevivência pura e simples.

Naturalmente isso provoca uma convulsão em todos os setores. Cresce a criminalidade, por questões decorrentes, como ineficiência da Justiça e superpopulação carcerária, mas crescem  também a corrupção e a violência dentro dos organismos de defesa da sociedade, como nos tribunais, na política e na polícia.

Ao extrapolar o limite, ocasião em que as ações marginais ganham espaço dentro das instituições, a sociedade passa a vivenciar o desencanto e desânimo. No entanto é preciso lembrar que a interferência dos fatores desagregadores da ordem não chegam a atingir toda a estrutura. Em todas as instituições há uma maioria que trabalha no sentido de moralizar as ações, consciente de que a corrupção e os abusos são a principal desvantagem do sistema, que favorece uma minoria em detrimento de toda a sociedade.
Instituições de segurança são instrumentos de proteção e
a polícia  não é oposta ao cidadão, mas parte dessa mesma
sociedade. Esta foto é exemplar ao mostrar um professor
que não hesitou em ajudar um policial que
 passava mal por causa dos gases usados para reprimir a
manifestação por ordem  da  Secretaria da Segurança.
A solidariedade humana  se sobrepõe aos conflitos
de ordem política


A experiência demonstra que o combate aos abusos de toda ordem nas  instituições é tão importante quanto o combate à criminalidade no meio social . E a nossa mídia, que tanto colabora para a sensação de frustação que também leva à ações marginais nos orgãos de segurança, deve ser usada para responsabilizar toda a comunidade pelo estado das coisas - pelo voto ao político que não trabalha pela sociedade, mas por interesses de pequenos grupos, pela admissão da violência  e da falta de ética no meio comunitário e pela ausência de comprometimento de pessoas que assumem funções na segurança pública.
A valorização do profissional é outra questão importante e se a "auto-valorização" dos congressistas em seus salários conseguir erradicar a corrupção e o tráfico de influência no Congresso, também a valorização do policial deve obter resultado semelhante! Afinal dinheiro público deve ser usado em setores que garantem a sobrevivência da sociedade! (MM)

Sunday, February 20, 2011

ESTAMOS PERDENDO O RUMO?



Por que? Os motivos são vários – irritação excessiva, ausência de auto-controle, falta de afetividade e tendência à destruição. Dentro da própria família os sintomas são cada vez mais óbvios – desagregação, egocentrismo, disputa interna, clima inamistoso.
Mas o que mais se ouve e impressiona é a afirmação de que as pessoas estão perdendo a capacidade crítica e qualquer freio moral.
A ausência de capacidade crítica torna a pessoa extremamente vulnerável ao erro e engano. A falta de “freios morais” a torna potencialmente perigosa, sujeita a achar natural a invasão da privacidade alheia ou apropriação de bens que não lhe pertencem ou ainda a atos violentos.

Seria um sintoma de loucura? Ou de histeria coletiva, um fator que desagrega a sociedade da racionalidade que permite uma convivência produtiva e pacífica?
Perguntas e perguntas. Que parece haver uma gradativa perda de identidade e um processo de histeria coletiva - onde se age pela emoção, sem um racicínio independente e lógica individual - isso parece! Há quem afirme que a sociedade moderna  está cada vez mais integrada por pessoas que confundem a realidade com a ilusão criada pela ficção ou pela mídia, farta em mensagens subliminares

Somos seres racionais e a nossa vontade é racional. Assim nos percebemos lúcidos e com capacidade de definir a realidade. Qualquer pensamento ou emoção que extrapolem determinados limites podem ser interpretados como uma ficção ou uma ilusão sob controle.

Mas é preciso considerar a capacidade humana de reintegrar-se em seu isolamento mental. No momento em que divagamos dentro de nós mesmos, a concepção do certo, errado ou do que é real pode mudar. Podemos permitir que haja maior abertura para a irracionalidade, a fantasia e a ilusão. Ou permitir uma reestruturação do pensamento diante de uma nova realidade, que permitirá maior segurança de sobrevivência.

Assim como todos nos sentimos seguros quando percebemos a realidade fora de nós, onde podemos ter a percepção sobre ela e diferenciar realidade de ilusão, também a incapacidade de lidar com as duas realidades pode ser perigosa.
Tornar-se excessivamente pragmático portanto é colocar em risco a própria sanidade, uma vez que a pessoa que vive exclusivamente para uma realidade imediata e material – aquela que considera única – é facilmente dominada pelas regras desse mundo imediato.
Ficará, por exemplo, mais sujeita às pressões de uma sociedade imediatista e superfial e mais sensível ao processo de histeria que se instala coletivamente.

O estudo da psicanálise demonstra a importância de nosso inconsciente. Considerando a Filosofia, esse mundo interior se torna muito mais amplo e capacitado para conduzir-se e não consistir simplesmente em um reflexo do mundo exterior.

Deveríamos conscientizar a importância de nosso mundo mental, ou de nossa alma. No entanto, estamos sempre na dúvida sobre quais das sensações – a liberdade do pensamento livre e da imaginação solta em nosso mundo interior, onde as percepções são tão ilimitadas, e a percepção da realidade externa, comunitária, que divide-se no mundo material, devem ser priorizadas em determinado momento.

Quando estamos sonhando, vivemos uma realidade ou uma ilusão? Para os mais pragmáticos, essa é uma pergunta absurda. Ora, o excesso de racionalidade leva à falta de criatividade e crescimento mental e portanto limita a capacidade de compreensão de um mundo lúdico ou mental.
Se nosso mundo interior, formado de sonhos, pensamentos e imagens, é perfeitamente estabelecido e desperta sensações, inclusive físicas, apesar da imaterialidade do mundo interior, por que não seria também uma realidade, em outro nível de percepção?

O que se pretende portanto é o equilíbrio entre a realidade imediata e as natural criatividade humana(MM)

Saturday, February 19, 2011

CONFESSANDO A VIDA


Em Colombo não se notava aparentemente nenhum sintoma revolucionário. O clima político diferia do da Índia. Tudo estava oculto numa tranquilidade opressiva. O país dava para os ingleses o chá mais fino do mundo.

O país estava dividido em setores e compartimentos. Depois dos ingleses, que ocupavam o alto da pirâmide e viviam em grandes residências com jardins, vinha uma classe média semelhante aos burghers e descendiam doa antigos bôeres, colonos holandeses da África do Sul que foram confinados no Ceilão durante a guerra colonial do século passado.

Mais abaixo estava a população budista e maometana dos cingaleses, composta de muitos milhões. E ainda mais abaixo, na categoria de pior trabalho remunerado, contavam-se também aos m ilhões os imigrantes nativos, todos eles do sul do país, de idioma tamil e religião indú.

(...) As escavações tinham revelado duas antigas cidades magnificasque a selva havia tragado: Anuradapura e Polonaruwa. (...) Naturalmente tudo aquilo mque era transportável partia bem embalado para o British Museum de Londres.

Meu amigo Winzer era competente. Chegava aos mosteiros distantes e, com grande complacência dos monges budistas, transladava para a caminhonete oficial as portentosas esculturas de pedra milenar que terminariamm nos museus da Inglaterra. Valia a pena ver a cara de satisfação dos monges vestidos de cor de açafrão quando Winzer deixava para eles, em substituição de suas antiguidades, imagens budistas de celulóide japonês, grosseiramente pintadas. Olhavam-nas com reverência e depositavam-nas nos mesmos altares de onde tinham sorrido por vários séculos as estátuas de jaspe e granito.

Meu amigo Winzer era um excelente produto do império, isto é, um sem vergonha elegante. ("Confesso que vivi", memórias de Pablo Neruda)

Tuesday, February 15, 2011

A FALÊNCIA DA VIRTUDE


Parece uma abordagem extremamente dramática, exagerada. Mas é simples representação da verdade. Simplesmente está sumindo, desaparecendo do cenário moderno, a virtude. Talvez por pura ignorância de seu conceito.  Há quem considere que virtude é a manifestação de alguma pureza pré-fabricada, ou algum molde de uma peça artificial ou  ainda fruto de alguma moral desatualizada e sem encaixe na vida urbana e prevísivel da sociedade de consumo.
Uma tristeza, essa  impobridade de pensamento... de tal maneira que qualquer evocação à  virtudes perdidas ou soterradas em alguns espaços das cidades é logo condenada como atitude piegas! Nos habituamos cada vez mais com o tratamento impessoal,  com a frieza e distanciamento que substituiu a cordialidade e a comunicação "olho no olho". 
Ninguém se atreve a observar os olhos alheios, tamanha  é a preocupação em disfarçar os próprios sentimentos e impessoalizar qualquer encontro. Não há mais razão para a confiança:  todos são, potencialmente, possíveis inimigos, predadores ou safados que preparam o bote sobre suas vítimas.
Recentemente, durante uma discussão, alguém disse que a sensação de viver com o inimigo a espreita não é novidade. Seria um recuo no tempo ou a vivência de algo que nunca poderia ser passado, pois integraria acontecimentos cíclicos. Não estaríamos retornando aos tempos das cavernas mas sim retomando uma condição natural de desintegração moral que cederá espaço para uma reorganização da natureza humana no futuro.
Será mesmo? Ou estamos em tal crise de identidade coletiva que esquecemos de estabelecer as prioridades para uma convivência civilizada?  Lições antigas parecem ser ainda a melhor resposta. Aristóteles dizia que as virtudes poderiam ser conceituadas de duas formas diferentes, a intelectual e a moral. Ora, virtude moral não nasceria com o sujeito,  seria dependente do meio, que vai carimbando no cidadão noções de ética  e comportamento. Isso permite que todos tenhamos uma idéia do que é justo e é com base nesse processo que moldamos o caráter.
Neste caso, a falência da virtude nada mais é do que a falência da ética humana no meio. Pensando bem, é verdade. A sociedade está preocupada demais em consumir e isso signfica necessidade de amealhar recursos para esse consumo. Não há tempo para criar ambientes que promovam o caráter humano. Os pais trabalham fora o dia todo, os filhos ficam à deriva, sendo educados por terceiros que, por sua vez, também não tem condições de preencher as lacunas da formação ética de quem quer  que seja.
Estamos criando uma sociedade despida de noções éticas. Existe alguma teoria, sussurrada aqui e ali, mas a base da rotina da sociedade humana é uma mescla de anseio e frustração, de medo e depressão.  Uma tristeza, pois a suposta "liberdade" é pura escravidão dos desejos e o "sonho" perseguido é feito artifícios, de gordura saturada e pontes de safena!
Bem, sabemos onde está indo parar a nossa virtude moral. E quanto a nossa virtude intelectual? Aquela que nasce e progride do pensamento, do aprendizado constante, da experiência de vida?
Também está indo para o ralo, lamentavelmente. Não há tempo para pensar, pois a mente está ocupada por imagens e preocupações e o corpo não obedece aos sinais de alerta. O sujeito que se atreve a abrir um livro para ler  antes de duas páginas já caiu no sono. Ninguém suporta textos longos pois o dia é muito curto! A simples idéia de parar para estabelecer prioridades e valores ou abrir mão da mentalidade artificial é imediatamente rejeitada. O que parece predominar é a inércia mental diante de um ambiente hostil travestido de seduções. A observação do  mundo portanto, inexiste e o pensamento torna-se rápido para cálculos, mas lento demais para entender o que é a vida e de que material ela é feita. (Mirna Monteiro)


Wednesday, January 26, 2011

O RETRATO




(...) - Sei que rirás de mim, mas eu na verdade não posso exibir este retrato. Há muito de mim nele.

- Muito de ti nele? Dou-te minha palavra, Basil, que ignorava tamanha vaidade em ti. E aliás eu não consigo ver nenhuma semelhança entre tu, com essa cara rugosa e enérgica e teu cabelo preto como carvão, e este jovem Adônis, que parece feito de marfim e pétalas...Mas ele é um Narciso, meu querido Basil e tu...bem, não há dúvida de que tens uma expressão intelectual. Mas a beleza, a verdadeira beleza, termina onde começa uma expressão intelectual. O intelecto é em si um verdadeiro exagêro e isso destrói a harmonia de um rosto. No momento em que nos pomos a pensar, ficamos puro nariz, ou pura testa ou qualquer outra coisa igualmente horrível (...)

Olha para os homens que triunfam nas profissões liberais. Como são perfeitamente medonhos! Exceto, naturalmente, na igreja. Mas é que na igreja eles não pensam. Um bispo continua repetindo por oitenta anos o que lhe mandaram dizer quando era um rapaz de dezoito, e a conseqüência natural é ele ter sempre uma expressão absolutamente deliciosa. Teu misterioso amigo, cujo nome nunca me dissestes, mas cujo retrato verdadeiramente me fascina, não pensa jamais. Estou bem certo disso. É uma criatura formosa, sem cérebro, que deveria estar sempre aqui no inverno, quando não temos mais flores para olhar, e nunca sair daqui no verão, quando precisamos de algo para refrescar a inteligência. (...)

-Não me compreendes, Harry, está claro que não pareço com ele. Sei disso perfeitamente. Em verdade eu me afligiria se assim fosse. Dás de ombros? Pois estou a dizer-te a verdade. Há algo de fatal em toda superioridade física ou intelectual, a espécie de fatalidade que parece perseguir como um cão, através da história, os passos vacilantes dos reis. É melhor não diferir de nossos semelhantes. Aos feios e aos estúpidos é que este mundo aproveita. Eles podem sentar-se comodamente e boquiabrir-se ao espetáculo. Se nada sabem da vitória, ao menos se livram de se conhecer a derrota. Vivem como todos deveríamos viver, impassíveis, indiferentes e sem inquietações (...)  ( O retrato de Dorian Gray, de Oscar Wilde)

Tuesday, January 25, 2011

MANIPULAÇÃO E PODER EM NOVO TEMPO


Na mitologia os deuses tinham um péssimo defeito: adoravam manipular os pobres mortais. Lá de cima do Olimpo, entre brancas nuvens e regados a nectar e ambrosia,  combatiam  o tédio inventando desafios ou mesmo benécias para alterar o destino da humanidade.
Bons ou malvados, os deuses gregos e romanos representavam qualidades e defeitos humanos. Os humanos, por outro lado, espelhavam-se nos deuses que adotavam como regentes de sua vida, fazendo orações, sacrifícios e erguendo monumentos para agrada-los e receber sua proteção! Portanto, concluímos que se os deuses manipulavam os homens, aterrorizando-os com seu poder, os homens manipulavam os deuses, tocando-os em sua vaidade e seus humores...
A sociedade humana baseia a sua sobrevivência no poder da manipulação, que assim como o bem e o mal, também tem duas faces. Um bebê depende de cuidados para sobreviver e utiliza o choro para se comunicar, mas a natureza dotou suas cordas vocais de uma sonoridade que chama a atenção para suas necessidades. Não fosse assim e teríamos sérios problemas. O ser humano é o único animal totalmente dependente de cuidados em seus primeiros anos de vida.

Se alguém aqui disser que nunca manipulou ou tentou manipular alguém ou determinada circunstância, estará certamente mentindo ou é extremamente desatento. Manipulamos sim, a todo instante, quando interferidos de maneira indireta na vida da família, dos amigos, do chefe no trabalho ou dos empregados.
Portanto a questão principal não é se somos ou não manipulados ou até que ponto obtemos sucesso com tentativas de manipulação, mas sim até que ponto somos manipulados ou manipulamos alguém! Ou a partir de quando a manipulação pode ser considerada um ato desonesto, degradante ou ainda criminoso!
Sempre houve, ao longo da história, uma preocupação crescente com a manipulação. E uma listagem enorme de crimes com esse objetivo. Por exemplo, a Biblia, que mantém em suas página o aviso de que modificações de seus escritos seria hedionda. No entanto como é que escritos tão antigos, que passaram por tantas mãos e imposições de poder político poderiam permanecer inalterados? A manipulação de seu conteúdo, com adições e subtrações de textos de várias épocas, mostra a complexidade da informação a contradição de algumas afirmações.
Mas se a Bíblia serviu ao bem e ao mal, como nos tempos negros da Inquisição, governos autoritários destruíram livros com informações preciosas com o objetivo de manter o povo na ignorância. Quanto menor a informação, maior a facilidade de manipulação. Nos tempos de hoje a informação ganhou uma dimensão inusitada, em um ambiente disseminador democrático como a internet, mas trouxe outro grande problema: qual informação procede e qual é a manipuladora?
O sujeito manipulado não tem consciência desse poder sobre sua mente, seus hábitos, seus pensamentos...Em contrapartida à maior informação, as técnicas para dominar tornaram-se aprimoradas. Uma das maneiras de manipulação envolve o inconsciente, com mensagens visuais e sonoras subliminares, que não são óbvias, mas lá estão em frações  e velocidade imperceptíveis aos olhos, captadas pelo nosso cérebro  e que permanecem no inconsciente humano tão poderosas como o grilo falante na cabeça de Pinóquio.

A investida naturalmente visa a massa, ou o coletivo, o mais poderoso "ser". Carl Jung defendia que o inconsciente coletivo - que seria transmitido as gerações posteriores, em uma herança natural,  não deriva de experiências individuais, como o inconsciente individual, trabalhado por Freud, ainda que precise de experiências reais para se manifestar. Traços funcionais do inconsciente coletivo, os arquétipos, não seriam observáveis entre si, mas apenas através das imagens que eles proporcionam.
Erich Fromm observou outro aspecto, o "inconsciente social", que seria a experiência humana tornada inacessível pela sociedade repressiva. Assim a humanidade é presa fácil da repressão do meio cultural, aliada do novo poder de influência sobre o indivíduo na vivência dessa cultura, através de mensagens subliminares em textos, filmes, video-game e todo e qualquer recurso visual e sonoro!
Talvez não seja possível avaliar até que ponto somos influenciados e manipulados. O que seria a experiência herdada, ou nossa capacidade de distinguir a razão ou ainda qual seria realmente a nossa opinião, pessoal, individual  e  original, sobre os fatos e ações de nossas vida?
Pergunta difícil de ser respondida...  (Mirna Monteiro)

LEIA TAMBÉM:

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http://artemirna.blogspot.com/2006/09/hipocrisia-do-poder.html

http://artemirna.blogspot.com/2010/10/arte-da-manipulacao.html

Thursday, January 13, 2011

PREVISÕES E PROFECIAS

Quando ouvia dissertações sobre previsões e profecias em uma palestra, o sujeito na platéia adiantou-se e opinou: "Não há fundamento! Quando se acerta alguma coisa é coincidência e quando não se acerta está claro que não passa de pura imaginação humana, de ficção"! A sua frente a pessoa sorriu e pediu que um outro ouvinte abrisse um bilhete que havia recebido na entrada: "O que está escrito a respeito? " . "Que alguém sentado na terceira fileira discordaria e iria se manifestar contra a idéia de prever qualquer coisa"!

Bem, previsão comprovada...Quando negamos a possibilidade de prever os acontecimentos, negamos a nossa capacidade de observar, sentir e projetar a mente. O sábio Confúcio já sabia que não se pode viver como um mero expectador da vida, esquecendo-se de que toda a ação e pensamento determinam aquilo que a humanidade será. "Aquele que não prevê acontecimentos longínquos, expõe-se a desgraças próximas".
É verdade que prever os fatos é diferente de profetizar, mas apenas sob um ponto de vista relativo. Uma previsão baseia-se na observação do passado e do presente e uma profecia tem como mediador a visão do futuro, sem preocupar-se em estabelecer a lógica dos acontecimentos que formarão uma nova realidade.
A idéia que se tem de profecia lembra um ambiente místico, onde seres que se isolam das tentações terrenas mantém a mente livre para captar imagens do futuro através de uma sintonia que vence as barreiras do tempo. Durante toda a história da humanidade e em culturas diferentes, a profecia sempre manteve um lugar de honra, fosse na forma do Oráculo de Delphos, do feiticeiro reverenciado pela tribo, das sacerdotisas ou de sociedades místicas.
No entanto prever o futuro é uma questão de lógica, conforme a própria ciência descobriu. Nos velhos tempos os pajés tentavam descobrir quando iria chover. Nos nossos tempos equipamentos mostram claramente os mistérios da metereologia.  Oráculos tentavam desvendar os movimentos sísmicos, que hoje são claros para a geologia, que assim como a astronomia consegue prever desastres naturais da terra ou do sistema solar.
Mas será que tudo é assim mesmo, tão simples? Poderíamos através da lógica, da lei de ação e reação, dos conhecimentos da física, prever acontecimentos e evitar as desgraças e o sofrimento decorrente delas? Poderíamos evitar um divórcio em família, um assassinato passional, um acidente de trânsito ou o desmoronamento de uma encosta?
Até certo ponto, certamente teríamos de admitir essa possibilidade. Se sabemos que andar nas ruas em determinados horários pode colocar em risco nossa integridade física, assim como dirigir em estradas em alta velocidade é sinal de acidente iminente, por que isso acontece ordinariamente?

Podemos alegar que é uma questão de circunstâncias alheias a vontade. Por exemplo, enfrentar o trânsito em alta velocidade é contingência da sobrevivência...enquanto que morar em encostas é unica alternativa para um teto, apesar de que as encostas também foram desmatadas para a construção de mansões...e assim por diante! O ser humano parece viver de justificativas e argumentos de sobrevivência que contrariam a própria auto-preservação.
Nostradamus, médico e alquimista conhecido pelas suas profecias, inclusive a do fim do mundo (se é que interpretamos suas quadras com alguma precisão), teria pressentido a morte do rei Henrique II, nos contatos com a rainha Catarina de Médicis, e avisado que o Rei não deveria participar de qualquer torneio até os 41 anos. E Henrique morreu exatamente aos 41 anos vítima de uma lança que atravessou a armadura, atingindo um dos olhos, em um amigável torneio!
Parece que seja em tempos ainda obscuros, seja em plena era da ciência, a questão não é exatamente a falta de previsão, mas a vocação humana para o imediatismo e para o desafio...além do desleixo com a vida. Em tempos de grandes desafios, negar a necessidade de prever os acontecimentos é o mesmo que entregar-se aos riscos. É uma forma de descuido. Mesmo considerando a força do inevitável - acontecimentos que mesmo sendo previstos e cuidadosamente evitados ainda assim ocorrem por força de circunstâncias que independem da vontade humana - a atenção ao meio e à sequência natural dos fatos precisa ser conscientizada, com a mesma convicção com que se escova os dentes para combater as cáries ou se toma água para evitar a desidratação.

Devemos crer nas previsões e profecias? Sem dúvida!...(Mirna Monteiro)

Tuesday, January 11, 2011

ETERNOS DESEJOS


Desejos sem fim e uma permanente sensação de insatisfação! Assim caminha a humanidade, independente de onde vive ou sob qual cultura subsiste.  Descobrir o que se persegue para anular o sentimento de perda (aparentemente a cada espaço de tempo percebido parece que algo foi perdido) parece tarefa impossível. Percorre-se grandes distâncias nessa confusão. Amealhar fortunas a todo custo...ou ir em busca de doutrinas religiosas, filosofia, espaços alternativos...o que pode equilibrar aquilo que parece ser inerente a vida humana?

Em  "Escada do Desejo", Leloup lembra a relação humana com o desejo e o medo. "Não há medo sem um desejo escondido e não há desejo que não traga consigo um medo. Estão ligados. Temos medo do que desejamos e desejamos o que temos medo". Essa relação contritante resulta em patologias, doenças da alma e do corpo.

Freud acreditava  que amor e morte, impulso de vida e impulso de morte, integra o desafio humano. Seria o jogo de Eros e Tanato, que torna o homem ansioso pelo desejo de viver ou pela sensação de plenitude, e o medo da destruição ou da morte.

Será tão irremediável essa sensação? Se o ser humano é bastante velho para morrer assim que nasce, vida e morte são uma mesma realidade. O escritor Scott Fritzgerald tentou traduzir essa sensação de vazio humano, diante da eterna insatisfação e do medo, na história de Benjamin Button, invertendo a natureza a partir do nascimento. Se nascemos jovens e caminhamos para a morte justamente quando se atinge maior compreensão da vida e capacidade de sentir a plenitude, como seria se nascemos velhos e o amadurecimento significasse o rejuvenescer?

Aparentemente Fritzgerald não chegou a ponto algum. Inverter a ordem - nascer velho e rejuvenescer ao longo dos anos, tornando-se cada vez mais jovem e experiente - mostrou ser uma solução fugaz para o medo do fim. Sim, porque mesmo o rejuvenescimento teria de ter um final, como tudo neste mundo de constante mutação física! A morte, portanto, não podia ser evitada, pois o desfecho seria a regressão ao útero e a eternidade.

A juventude, portanto, é apenas uma ilusão do desejo de fugir da sensação de perda constante. Na verdade o que tememos é a constante mutação do universo, sempre em movimento, onde nenhum elemento é perdido, mas transformado. O egocentrismo humano é o pior inimigo, pois é dele que provém a sensação de nulidade e impotência diante do universo.

"A morte é parte natural da vida. Podemos escolher entre ignorar! Ou então olhar de frente para a perspectiva de nossa própria morte e, assim pensando claramente nela, minimizar o sofrimento que traz. Entretanto em nenhum desses casos podemos de fato vence-la", lembra o Dalai Lama. O budismo vê a morte como um processo normal. "A morte é como a troca de roupa, uma roupa que envelheceu e já não serve, e não o fim absoluto".

Mas, afirma o Dalai Lama, a própria imprevisibilidade da morte indica que, se cá estamos, devemos cuidar da vida e manter todas as precauções para seu equilíbrio. Talvez o segredo da plenitude esteja justamente na capacidade de entender que o desejar que tanto frustra o ser humano - pois não tem  limite até a morte- não têm fundamento e é incompatível com a plenitude. Viver bastante pode favorecer esse conhecimento. A ciência descobriu que conforme envelhecemos temos melhores condições de ser felizes ou de reconhecer o que realmente é importante na vida.

Isso pode ser comprovado na prática. Pessoas que têm longevidade demonstram equilíbrio e maior tranquilidade em relação ao futuro, procurando reconhecer motivos para sentir plenitude - e não mais baseando a felicidade em meros desejos. Cada novo dia é realmente uma nova oportunidade de viver!

Quem vive muito percebe mais intensamente a precariedade da vida, mas também a incrível força da natureza, que deve ser absorvida e não destruída ou transformada em nossos desejos. O arquiteto Oscar Niemayer, aos 103 anos, lamenta a partida de tantas pessoas que amou, mas reconhece que o respeito pela vida é imprescindível. Ainda trabalha em projetos, como sempre desprendido do dinheiro, que nunca foi para ele mais importante do que o zelo pelas suas obras. Ter 103 anos, hoje, não é mais surpreendente, ainda que seja uma caminhada para poucos. O segredo, certamente, deve envolver menor estresse pela ânsia do possuir, do ter, do querer...e da frustração que atingir unicamente esses objetivos materiais provoca!

Eternos desejos, eternas insatisfações, medo e uma vida resumida em sua percepção. Parece ser esta a conclusão. Quanto mais se artificializa, mais a humanidade parece entender que o caminho está truncado e que a vida baseada na ferocidade dos recursos materiais não fornece segurança a ninguém! Não é possível sobreviver de escombros. Quem sabe não é este um início, ainda tímido, da consciência humana e da busca do equilíbrio e da tão sonhada plenitude? (Mirna Monteiro)


 


Monday, January 10, 2011

RIA DE SEUS PRÓPRIOS PROBLEMAS




Mais do que nunca as pessoas tem a necessidade de aprender a rir. E a rir de seus próprios problemas. Será isso possível?
Rir é tão fácil como chorar. Podemos rir de tudo e de todos quando acharmos graça. Também rimos de coisas sem graça. Podemos rir sem ter motivos para rir. Rir dos próprios problemas? Achar graça por não poder pagar as dívidas?
Que o riso é terapêutico, isso é. Mas...é bom lembrar. Há muita gente que não consegue rir. Quando muito conseguem esboçar um pálido sorrido, quando a piada pede uma gargalhada!
Acho que já escrevi alguma coisa sobre a professora Ursula Hausting. Ela é especialista em pedagogia do riso. Como começa a aula? Fazendo entre os alunos uma rodada de "riso forçado". Do riso forçado os alunos chegam ao riso espontâneo.
É isso aí. Rir e coçar é só começar. É verdade. Portanto se você estiver enfrentado algum dificuldade, não se aborreça. Dê uma risada forçada. Logo você estará rindo espontaneamente da dificuldade. E então você se convencerá de que ela não era tão séria assim.
Séria. Portanto ria! O riso é o elixir do bom humor. Quem já não ouviu dizer que o bom humor é o melhor amigo da saúde? Tanto isso é verdade que os "doutores do riso"fazem sucesso nos hospitais.
O riso espanta a tristeza. O sorrido faz parte da comunicação social. O riso mata o desânimo.
O riso é individualista. Os palhaços e os humoristas são, na verdade, autênticos professores do riso. Dizem as estatísticas que o brasileiro é o povo que mais sabe rir.
Não vamos exagerar. Ainda há muita tristeza precisando de riso. Diz um provérbio antigo que "tristezas não pagam dívidas". O riso também não, mas ajuda a suportá-las. ( crônica do jornalista Roberto Monteiro)

LEIA TAMBÉM:  http://artemirna.blogspot.com/2008/07/rir-mesmo-o-melhor-remdio.html