Stephan Uhlmann |
Seria interessante, se assim fosse. Não é, claro! É o oposto: é justamente no Dia da Mentira que as pessoas mentem menos. Ou algo assim. Com certeza se revelam mais autênticas. Desde os idos do século XVI, quando o calendário gregoriano foi adotado e confundiu o povo em sua rotina, a tal ponto que a antiga data que marcava o final do ano novo na França - 1 de abril - transformou-se em motivo de disputa, protestos e por fim brincadeiras, a data permitiu que se dissesse a verdade sem maiores censuras! O "Dia dos Tolos" transformou-se em um dia de terapia popular!
Nada a criticar. É ótimo poder dar uma de tolo no dia 1 de abril, abertamente, como forma de desreprimir a mesma impressão psicológica que angustia o cidadão durante o ano todo! Ora, nunca sabemos onde a verdade está e essa realidade já incomodava a sociedade européia antes do ano de 1500 dC...
E de lá para cá pouca coisa mudou nesse sentido. Os artifícios pairam no ar como o metano, deixando sempre de orelha em pé aqueles que possuem o olfato mais sensível.
Nos últimos tempos a mentira, que na verdade não tem seu dia mas vive imiscuida no meio, enrola mais do seria permitido admitir. Está nos preços de serviços e produtos, nos discursos políticos, nos salões de cabelereiros, nos atendimentos ao público, na mídia!
A tal ponto que o cidadão moderno não se preocupa mais em detectar a mentira, mas sim em tentar achar a verdade....
O Dia dos Tolos que se atreveram a renegar a mudança no calendário é na verdade um provençal alerta aos séculos que se seguiram, em uma previsão sem erros de que o Dia da Mentira é uma homenagem a verdade.(Mirna Monteiro)
LEIA TAMBÉM:
http://artemirna.blogspot.com.br/2006/08/mordida-da-bocca-della-verit.html
http://artemirna.blogspot.com.br/2010/09/mentira-de-cada-dia.html
"""A tal ponto que o cidadão moderno não se preocupa mais em detectar a mentira, mas sim em tentar achar a verdade..."MUITO BOM,EXCELENTE E NÃO É MENTIRA!
ReplyDeleteTexto delicioso,li e reli!!!
ReplyDelete