Tuesday, December 27, 2011

UM ANO COMPLICADO

Uma das coisas mais interessantes do final de um ano é a sensação de um certo alívio. Algo assim como ser atendido depois da espera em uma longa fila ou a idéia de "dever cumprido" depois de um dia de trabalho exaustivo...quem sabe um sentimento dimensionado pela perspectiva de que algo está acabando, mas para dar lugar a uma nova oportunidade de inicio, Se possível com "pé direito" bem posicionado e calculado!  
Nenhuma crítica a respeito. Todos dependemos de novas chances e oportunidades para reciclar a rotina, caso contrário a vida seria chata. Uma rotina eternizada. Mário Quintana enalteceu acertadamente essa "jogada do calendário", chamando-a de "truque bom", seja na segunda-feira, no primeiro dia de cada mês ou em cada novo ano. "O bom é que nos dá a impressão de que a vida não continua, mas recomeça"...
Detalhes do calendário não importam muito, desde que obedeçan ao ciclo de renovação. O calendário romano já teve dez meses quando introduzido por Rômolo, depois dias elásticos no calendário grego. Pouco importaram essas diferenças, porque o objetivo era definir o nascimento de uma fase, seu amadurecimento, seu final e seu renascimento. 
Truque, coincidência ou inspíração, a verdade é que funciona. Final de ano é pura festa, como os rituais da antiguidade, que decerto ficaram embutidos em cantos da memória humana. É preciso se despedir do ano que passou em grande estilo, passando uma borracha na alma e recriando a expectativa de que os fracassos podem ser transformados em sucesso e os erros em acertos.Principalmente em tempos onde as pessoas ficam surpresas com a velocidade dos dias. "Este ano já ficou velho? Caramba, parece que janeiro foi no mês passado!"...
Mesmo que a sensação seja de encolhimento do calendário, é preciso se programar para a renovação! E vem as famosas listinhas. Que este ano serão interessantes. Afinal 2012 é o ano em que alardeia-se o fim do mundo, lá para os idos de dezembro.
Bem, sem pânico! Se assim for, ainda teremos todos os meses do ano para cumprir com as promessas de ano novo. Talvez, para garantir, elas tenham que ser finalmente cumpridas. Supondo que o mundo acabe realmente em dezembro de 2012. De qualquer forma  será interessante iniciar 2013 com a agenda cumprida. Seria algo assim como finalmente cumprir com uma determinação que se dilui ao longo dos meses e termina de novo no topo da lista do ano seguinte.
Antes prevenir do que remediar. No final das contas teremos afinal um ano realmente inusitado e com perspectivas de se realizar as coisas sempre adiadas. O que torna este ano que parece complicado em um momento especial no velho modelo do calendário! (Mirna Monteiro)

No comments:

Post a Comment

Comente os textos ou adicione suas impressões sobre os temas abordados. Clique duas vezes para garantir a postagem.