Wednesday, June 01, 2011

REFLETINDO AS CORES Arte em Vitral


Cor, transparência, luz e reflexo! Certamente foi esse o resultado que encantou os primeiros artífices que encararam a arte da vitralaria, até chegar à beleza dos vitrais da Idade Média.
Como surgiu a idéia do vitral? A maioria dos pesquisadores chega a um acordo: a arte em vidro foi se desenvolvendo com a adição de metais em sua composição, primeiramente em cores básicas.
Rosácea (Notre Dame). Rudimentar
mas lindíssima, a obra possui
 13 metros de diâmetro
A partir daí, com a descoberta do esmalte e o aprimoramento da arte em mosaicos, os vitrais foram surgindo, como uma jóia no acabamento de estruturas, substituindo as janelas convencionais. Primeiro, com estruturas de metal ainda grosseiras e invadindo as formas, depois com seu aprimoramento em filetes metálicos que acompanhavam e realçavam as formas.
Vidro e pigmentos foram sendo aprimorados. Você pode reparar que os vitrais mais antigos, medievais, possuem um colorido forte e sem nuances. Isso só foi possível com a descoberta de novos pigmentos, que permitiram maior suavidade e realidade no jogo das cores. O que na época era um segredo precioso e guardado a "sete chaves".
 A arte em vitral era especial e bastante onerosa! Por esse motivo poucos  eram aqueles que encomendavam o trabalho. Os grandes consumidores de vitrais eram o clero e nobres abastados.
Carlos Magno


O vitral da Virgem, na Catedral de Notre Dame
Observe as cores fortes e sem nuances e as tiras
de metal, chumbo, que ainda cortavam a figura
na sustentação do vidro.
Vitrais modernos utilizam novos materiais simplificados
 e versáteis, que permitem criar novas  formas e
disposições com efeitos surpreendentes  










No comments:

Post a Comment

Comente os textos ou adicione suas impressões sobre os temas abordados. Clique duas vezes para garantir a postagem.