Arte, literatura, filosofia e comportamento-direitos reservados* Art, literature, philosophy and behavior-copyright* Art, littérature, philosophie et le comportement du droit d'auteur* Kunst, Literatur, Philosophie und Verhalten-Urheberrecht* Arte, letteratura, filosofia e il comportamento-copyright
Wednesday, September 13, 2006
A Geometria no Cubismo
Ao falar em cubismo, os primeiros nomes que relacionamos são o de Pablo Picasso e Georges Braque, que foram na verdade os iniciadores desta modalidade de pintura, entre 1907 e 1914.
Historicamente porém, o Cubismo originou-se na obra de Cézanne (tela acima). Ele expressava as formas da natureza como se fossem cones, esferas e cilindros. Mas o movimento cubista do início do século XX foi muito mais longe.
O cubismo foi na verdade uma nova expressão, que estava inserida em um momento de transformação cultural e intelectual, criando um movimento que reuniu um grupo de artistas e escritores de vanguarda, em Paris, na França, em 1908.
Mais tarde, em 1912, a fiormação de três grupos diferentes de cubistas chama a atenção: o Orfismo, formado por Robert Delaunay, exaltando o papel dinâmico da cor, o Section d’Or, nos ateliês de três irmãos, Jacques Villon, Marcel Duchamp e Raymond Duchamp-Villon e o núcleo do grupo original à volta de Gleizes e Metzinger, “Les Artistes de Passy”.
O que expressa o cubismo? O pintor cubista tenta representar os objetos em três dimensões, numa superfície plana, sob formas geométricas, com predominância das linhas retas.
Não representa, apenas sugere, a estrutura dos corpos e objetos, que são representados como se houvesse movimento em torno deles, sob todos os ângulos visuais, por cima e por baixo, mantendo a percepção de todos os planos e volumes.
As duas obras abaixo mostram o estilo de Georges Braque:
Pablo Picasso, inigualável em suas formas
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
alguem sabe fazer uma comparaçao entre a arte academica e a arte cubista
ReplyDeleteHá um aspecto interessante que mostra bem a diferença entre a arte acadêmica e seus desdobramentos e o cubismo: a perspectiva do objeto retratado é diferente. Na acadêmica o objetivo é retratar o objeto, no cubismo essa expressão acontece como se o artista observasse o objeto de diferentes ângulos, tentando expo-los de maneira simultânea, sem a n oção tradicional da perspectiva.
ReplyDelete