Wednesday, August 24, 2011

FAUVISMO E A LIBERDADE DA COR

Criar seguindo o impulso dos instintos!
As cores fortes, completas, sem grandes  misturas ou qualquer outra alteração. Uma exaltação da cor primária.
Um colorido brutal, a pincelada forte, como se a emoção fosse "jogada" na tela, em formas amplas e ríspidas.
Podemos definir o "fauvismo" dessa forma. Esse termo, aliás, é injusto e teve origem a partir das observações corrosivas do crítico de arte Louis Vauxcelles, após ter visitado uma mostra de pinturas de vários artistas, entre eles Henry Matisse.
Vauxcelles utilizou a expressão “Les Fauves” ao se referir aos artistas. O uso pejorativo da expressão, que pode significar “os animais selvagens”, acabou persistindo e prevaleceu nas críticas imediatamente posteriores.

O fauvismo teve origem no final do Século 19, ao contar com precursores como Paul Gauguin e Vincent Van Gogh. Sua curta duração caracterizaria os movimentos vanguardistas posteriores. Mas foi uma iniciativa ousada na época, sob a liderança de Matisse e adotada por pintores como Georges Braque, Andre Derain, Georges Roualt, Kees van Dongen e Raoul Dufy.

Embora a fase desse tipo de arte tenha sido curta, é inegável a sua contribuição para novas manifestações no expressionismo e realismo, até chegar à arte moderna.

As obras aqui mostradas são de Vlaminck e André Derain, que posteriormente substituiu o prazer visual de sua pintura pelo clássico.

Obra de Georges Braque transforma borrões em imagens expressivas,
que dimensionam as formas 

A cor vermelha harmonizando o ambiente, de Matisse

A expressividade sem requintes obtida por Matisse nesta obra "A mulher de Chapéu"

Wednesday, August 10, 2011

A DOR E A VIOLÊNCIA SEGUNDO PICASSO

Pablo Picasso soube retratar em sua arte o horror da violência, magnificamente traduzido em sua obra atemporal e mundialmente reconhecida, Guernica, resumindo a Guerra Civil da Espanha em um conjunto de imagens que mostram todos os sentimentos que envolvem os absurdos da guerra.

A obra traduz o bombardeio pelos alemães da cidade de Guernica em Vizcaya, a 26 de Abril de 1937, deixando entrever ao espectador o medo, o sofrimento e a dor vividos nesse período.


Uma das figuras de "Guernica": a dor causada pela guerra, onde inocentes são sacrificados.



Em "Refluxo", com o estilo cubista que seria sua marca,  demonstrava uma preocupação com a sociedade marginalizada e suas tristezas e ironias. 
"A qualidade de um pintor depende da quantidade de passado que traz consigo", considerou Picasso, definindo a necessária sensibilidade ao mundo e não apenas à própria experiência na expressão da arte.










"Os miseráveis", ainda em sua "fase azul" : contrição e desalento diante dos desafios
da sobrevivência, tendo a 
miséria como realidade.
Mais tarde, em sua fase de
cubismo, Picasso ironizaria a
realidade humana
ao invés de mostrá-la cruamente

Sunday, July 31, 2011

COTIDIANO

A cena se passa em um consultório médico:
- Doutor, não sei o que acontecendo comigo, ando muito esquisito. Imagine que quando vejo pessoas sofrendo ou cenas dos ataques israelenses na Palestina, ou mesmo criancas de paises africanos...eu choro!
-Hum...vou receitar um antidepressivo...
-Mas este? Eu tenho problemas de gastrite!
- Sem problemas, vou receitar este aqui, toma junto também.
- Mas doutor,esse ai ataca meu fígado, que está meio cirrótico...
- Ah, não tem problema, vou acrescentar mais este remedinho aqui...
- Mas...não sei não, é que já tomei esse duas vezes e ele me dá insônia!
- Isso não é problema! O senhor vai tomar duas horas antes de deitar também este outro medicamento aqui! Vai dormir como um anjo..
- Eu tenho de acordar cedo, pegar trânsito pesado e...
-Ah, fique tranquilo, logo que acordar o senhor toma esse aqui...calma que tenho amostra grátis, é uma cortesia!
- Será? Sabe  o que é, já tomei duas vezes e esse tipo de medicacão dispara a minha pressão arterial, me dá uma paura, parece que vou ter um treco!
- Bom, para garantir, vamos fazer outra receitinha para este aqui, que vai ajudar se der enjôo também.
- Mas eu li  na internet que esse aqui deixa a pessoa agitada agitado e...
- Acalme-se, por favor. Ainda não terminei. Esse aqui e mais este aqui, vai ficar tranquilo, tudo azul e lindo!.
- Nossa, mas este aqui não é aquele que todo mundo fala que dá depressão?
- Sim, mas vou lhe receitar um antidepressivo.
-...outro?
- Ah, já lhe receitei o antidepressivo? Hum, certo.  Vamos apenas aumentar a dose...
mirna monteiro

Saturday, July 30, 2011

DIÁLOGO RADICAL

A esposa cautelosa fala com o marido radical, que está lendo jornal:

Ela - Querido, soube que estão misturando palha no café em pó! Misturam também milho torrado e até substâncias nocivas à saúde!

Ele - Então suspenda o café!

Ela - E o leite? Está uma coisa horrorosa! Não há higiene e ainda por cima descobriu-se que o leite pode estar adulterado, com água e substâncias químicas para encorpar!Horrível isso!

Ele - Suspenda o leite!

Ela - E o pão? É revoltante, não tem mais qualidades nutritivas e ainda por cima ninguém consegue impedir o uso do bromato, ai de nós! A Lucinha viu um dos padeiros tossir sobre a massa dos pães...e aquele caso em que encontraram pêlos no pãozinho???????

Ele - Suspenda o pão!

Ela - Também dá medo de comer carne. Dizem que os matadouros clandestinos matam bois doentes. Falam em carne de cavalo, de cachorro, sei lá como isso foge à fiscalização. Que dão anabolizantes! Além disso os bois são assassinados a porretadas, é muito cruel!

Ele- Suspenda o carne!

Ela - Ah, ia me esquecendo do caso da margarina. Imagine que ela é feita com produtos minerais, até petróleo tem. E a margarina vegetal? Sabia que é escura, marrom e pra ficar amarelinha eles usam hidrogenagem que gruda nas artérias? Nada como margarina para aumentar o colesterol!

Ele - Suspenda a margarina!

Ela - Coisa grave é o que está acontecendo com legumes, verduras! A vizinha conhece uma plantação que é regada com água contaminada. E os defensivos? São substâncias quimicas que eles usam para eliminar as pragas e que podem provocar o câncer nos seres humanos!

Ele - Suspenda legumes e verduras!

Ela - Dizem que as frutas também...

Ele - Suspenda as frutas!

Ela -Mas bem, as coisas estão piores do que a gente pensa. A Mariana veio me mostrar uma reportagem que assusta. Sabe que galinhas e frangos são alimentados com hormônios para engordar? E as rações contaminam a carne dos frangos e até a gema dos ovos?

Ele - Suspenda a carne de frango e os ovos!

Ela - Mas o pior, o pior acontece com os produtos enlatados. Para conservar esses produtos são utilizadas drogas perigosas para os seres humanos. E os corantes e conservantes de nome esquisito? Dizem que até congelados podem estar contaminados por desleixo no transporte ou conservação. Há uma tal de salmonela...

Ele - Suspenda os produtos enlatados e congelados!

Ela - Mas pera aí. Precisamos tomar muito cuidado com o presunto que você adora comer! Ele contém excesso de fosfato. Não viu na televisão? Provoca alterações graves no organismo!

Ele - Suspenda imediatamente o presunto!

Ela - Mas e o arroz? Sabe que esse arroz vendido por ai pode acarretar problemas à saúde? Sizem que é polido demais, é um arroz industrializado, inclusive com substâncias tóxicas! Se fizerem uma vistoria séria, a maioria não escapa, pois tá cheio de ácaros...

Ele - Por Deus, suspenda o arroz!

Ela - Mas até o macarrão está sendo condenado!Ao invés de ovos usam produtos quimicos e...

Ele - Suspenda o macarrão!

Ela - Mas e os peixes? Onde é que morreram milhões de peixes mesmo? Por causa da contaminação das águas do mar. Os navios despejam porcarias e os peixes são contaminados, nos rios também há contaminação por mercúrio e outros metais! Os peixes vendidos podem estar também mal conservados e...

Ele - Suspenda definitivamente os peixes!

Ela - Já ouviu falar do tal glutamato nos queijos? Dizem que causa uma doença esquisita na gente, é...

Ele - Suspenda o queijo!

Ela - Mas você adora doces industrializados, sabe que eles também contém aditivos perigosos? E há mais, pesquisas mostraram que há elementos nocivos no açucar branco, sabe que açucar é marrom, né, e pra branquear, já viu, açucar refinado prejudica muito...

Ele - Suspenda os doces, o açucar, os adoçantes e o diabo!

Ela- Como se fosse suficiente! E o problema da água? Usam muito cloro e um tal de fluor que é despejo químico do primeiro mundo! Já se sabe que isso faz um mal danado...

Ele- Suspenda a água!

Ela - ...Como se não bastasse isso, estamos no limite respirando tanto gás venenoso no ar, eles estão provocando muitas doenças.

Ele - (Exasperado)Suspenda a respiração!

Ela - (surpreendida) Mas querido, se a solução for suspender água, comida e ar, vamos morrer!

Ele - Solução mais higiênica não existe! Pelo menos morremos com saúde!
(do jornalista e escritor Roberto Monteiro)

Tuesday, July 26, 2011

CONSIDERAÇÕES SOBRE A INVEJA

Não, não se trata de correr em busca do sal grosso, de carrancas e patuás. Ainda que a inveja possa ser tratada de forma doméstica - como uma dor-de-cotovelo entre amigas, o aborrecimento por atributos que um colega de trabalho ou até um desconhecido que tenha projeção na mídia possuam em detrimento de seus próprios, o carro luxuoso que você não pode ter ou um simples sorvete maior que o outro, ela é sem dúvida perigosa.
A inveja transtorna e causa doenças para aqueles que ficam ruminando suas decepções e tristezas. Mas se o "olho gordo" é tratado popularmente de maneira até folclórica e bem humorada, esse tipo de sentimento pode ser considerado a própria origem do mal.
A inveja é menosprezada em sua nocividade. Causa mais estragos do que poderíamos supor. Provavelmente ela se esconde, quietinha e camuflada, nos bastidores de todas as grandes desgraças da humanidade.
Exagêro? Não exatamente. Veja só o caso de Caim e Abel... os mais céticos devem reconhecer que não há como negar a antiguidade da inveja, tampouco a sua realidade, mesmo abominando o registro bíblico.
Ela ( a inveja) está onipresente nas grandes guerras, nas revoluções, no sadismo da humanidade. Calígula era extremamente invejoso e isso norteava a sua crueldade. Poder e inveja formam um coquetel desastroso. Hitler era frustrado pela sua falta de talento, tanto que imaginou um mundo onde toda a arte existente estaria sob sua guarda. De preferência acabando com os autores, porque a inveja admira o talento, mas não pode perdoa-lo.
A inveja é amiguinha da mediocridade. Vivem de mãos dadas, suportando-se mutuamente, mas tentando unir-se para destruir o objeto de sua ira. É, porque a inveja se esconde também sob a ira, esse sentimento odiento que faz o sujeito cuspir a maldade. A dramaticidade aqui é importante para definir a balbúrdia criada na humanidade por esse sentimento inerente, que habita a alma humana como um protozoário potencial, ou um defeito natural em hibernação - se não for vigiado acaba ganhando espaço.
No final das contas a única alternativa para evitar que a inveja faça seus estragos é cultivando o próprio talento. Uma espécie de "vacina" contra esse mal, que permite uma vida menos espremida e perigosa, dolorosamente competitiva e regida pela moral e valores supérfluos que pretendem controlar o mundo da mesma maneira que se controla o gado no pasto.
Se a virtude depende de disposição para para criar e construir, a inveja também depende da decisão de não permitir o artificialismo do poder. De alguma forma é preciso quebrar o círculo vicioso que impõe a agressividade na conquista de um espaço através da eliminação do objeto da inveja, que afinal pode ser sublimada, como todo e qualquer sentimento, individual ou políticamente no espaço coletivo. (Mirna Monteiro)

Monday, July 25, 2011

OLHOS PARA O CÉU

A possível visão de um objeto voador não identificado mexe com as pessoas, excita a mente, dá agulhadas na criatividade, aumenta a adrenalina e a sensação do inusitado. Discos voadores aparecem no cotidiano com frequência, pelo menos do ponto de vista do observador, leigo no assunto...ou todos seríamos especialistas em misteriosas visões de luzes piscantes ou pratos coloridos que surgem no firmamento?
Quem tem a visão solitária em geral é considerado, no mínimo, alguém confuso com algum fenômeno natural. Afinal temos objetos voadores de sobra em nossa órbita terrestre. Falando sinceramente, a humanidade nem sabe como se livrar do lixo espacial que subiu em foguetes milionários e que transformou-se em sucata orbital...contingências da ciência.
Mas será que satélites artificiais fora da órbita ou balões metereológicos dentro dela podem ser confundidos com discos voadores? Será que truques podem enganar uma assistência diversificada e com pontos de visão de diferentes ângulos?
Os felizardos que avistaram Ovnis juram que não. Discos voadores são diferentes, afirmam. Em um relato um motorista solitário, que jurou sobriedade total, afirma que viu um objeto enorme, a pouca distância, um tipo de máquina de forma ovalada com luzes ao seu redor. "Isso não é satélite nem aqui, nem em Marte" resmungou ele ao ser confrontado sobre o assunto.
É, confrontado! Não é possível aceitar a idéia de que ovnis possam ser objetos alienígenas identificados. A internet está repleta de fotos e filmagens de possíveis discos voadores. Sempre tem alguém que joga um balde de água fria nos ânimos dos avistadores dos aclamados Ovnis! "Montagem grosseira"ou "Reflexo do sol", ou "a latinha de cerveja que você bebeu, amassou e jogou", entre outras. 
Como no avistamento do objeto em Embú, na Grande São Paulo, neste domingo. Dezenas de pessoas garantem que viram o objeto, que foi filmado. Uma luz no centro, um monte de luzes azuis cercado esse miolo. "É óbvio que não é disco voador, ficou quase meia hora ali parado", setenciou um especialista em Ovnis ao ver fotos e vídeo gravado. Uma das pessoas que presenciaram a aparição ( ?) revoltou-se: "Não é disco voador porque ficou parado, piscando? Se estivesse andando seria satélite? Ou se andasse rápido seria um avião ultrassônico? Como é que ele sabe se é, por acaso ele já viu algum?"
Nessas horas os papéis chegam a inverter-se, de forma dramática: "Juro pelos meus olhos que a terra há de comer que eu ví um objeto estranho", assombrou-se um senhor que antes era cético. E um estudioso em Ovnis ironizou: "o ET desse objeto foi puxado por uma cordinha e pousou no quintal de algum engraçadinho"... Crença contra negação ou lucidez contra o medo? Medo do desconhecido, medo do constrangimento, medo de ser ridicularizado, em uma sociedade que aprendeu a pensar linearmente.
Bem, uma coisa não se pode negar. Todas as pessoas que presenciam esse tipo de experiência não aceitam contradições. A mente já antecipa a necessidade de que seja uma demonstração de que há vida extraterrestre, pois essa possibilidade habita o inconsciente humano desde sempre. A partir do momento em que aventa-se a possibilidade de enganos em uma aparição, a sensação coletiva é de grande frustação! Sentimentos opostos  em uma mesma emoção: "Meu Deus, é um disco voador, cuidado que podemos ser abduzidos" e ao mesmo instante "não seria um disco voador?...Que pena, não creio!"...

Tuesday, July 19, 2011

ESPELHO MEU

Muito provavelmente a imagem que você vê no espelho é uma interpretação muito pessoal e diferente daquela que passamos às pessoas. A explicação é a seguinte: ao observar seu próprio rosto, você já está preparado para interpretar além dos traços físicos. Também irá preocupar-se com o aspecto de um ou outro detalhe que para você é mais importante. Mas quem está "do lado de fora" de seu corpo também baseará a imagem em expectativas e interesses individuais.
A aparência física não deixa totalmente camufladas as características da pessoa, como seu caráter ou o estado de espírito. Por esse motivo passamos impressões diversas. Dizer que a primeira impressão é aquela que marcará indelevelmente a interpretação de alguém é uma "meia verdade". O que realmente marca e determina  como e quem você será para o mundo que o observa é a maneira como transmitirá pequenos ( grandes) detalhes de sua personalidade através de gestos, movimentos musculares e o olhar, captados principalmente de maneira subliminar.
E quando tentamos passar essa interpretação pessoal de nossa imagem para uma tela ou um desenho? Até que ponto vamos nortear outras pessoas para observar o ângulo e a forma que enxergamos em nós mesmos?
Essa resposta pode estar nos auto-retratos de artistas famosos. Será que conseguiram expressar sua própria imagem de maneira a desnudar a alma ou tentaram idealizar a si próprios?
Em tons impressionantes, Caravaggio
colocou sua face
na cabeça degolada de Golias, participando
de um embate exemplar da inteligência contra
a força bruta 




No entanto o mestre do jogo de luz e
sombras nesta tela de auto-retrato
expressou-se com timidez, como um
observador anônimo de si mesmo.


Edvard Munch, famoso por seu estilo
impressionista em telas como "O grito"
Parece mesclar-se ao ambiente, 
diluindo a própria imagem


Van Gogh, depois do ato tresloucado que
o levou a cortar a própria orelha


Picasso e sua auto-interpretação
Parece perplexo e confuso

Tarsila do Amaral, impecável
em seu auto-retrato






O surreal Salvador Dali
de olhar enlouquecido, mas
ao mesmo tempo lúcido em
sua crítica...e auto-crítica.

Wednesday, July 13, 2011

BOIANDO NO TEMPO

Andam dizendo que o tempo não apenas não pára, como anda apressado demais. Quer dizer, volta e meia alguém faz um comentário a respeito da velocidade do tempo, como se a Terra girasse a cada dia mais rápido.
Se assim for, vamos nos transformar em um pião no cosmos. Lembro de uma frase de Garcia Marquez, que como todo bom escritor também é um pensador, a respeito do tempo. Algo que reivindicava a consciência divina sobre a pequenez humana: "Dormiria pouco, sonharia mais, porque entendo que por cada minuto que fechamos os olhos, perdemos sessenta segundos de luz"...
Se fechamos os olhos um terço do tempo de nosso dia, significa que um terço de toda uma vida passamos dormindo. Digamos que alguém com noventa anos dormiu pelo menos trinta anos. A não ser os mais insones. 
Mas, que me perdoe Marquez, acredito que aqueles que não fecham os olhos não enxergam direito detalhes interessantes da vida. Isso quer dizer que dormir - e sonhar - é fundamental para poder aproveitar os outros dois terços do dia e portanto de uma vida inteira, dure ela quanto durar.

Assim sendo, parece que não devemos abdicar do sono sagrado, pois ele significa vida. É a ponte que nos permite atingir o mundo inconsciente e as incríveis sensações que eliminam a responsabilidade pesada do mundo material. Nesse caso, não seria o esse momento o causador da tragédia da sensação de vida fugaz, do tempo cada vez mais curto e do dia volúvel, já que ninguém está reclamando que a noite passa depressa demais e sim o contrário...o tempo está correndo quando nossos olhos estão distraídos e não adormecidos!
Há previsões e ameaças boiando nesse tempo que parece estar sendo furtado aos pedacinhos. Uma delas afirma que o mundo acaba em 2012. Vamos ver....já estamos em julho, metade do ano para chegar a 2012...
Terrível! Precisamos remar para trás...Ninguém admite acreditar nessa possibilidade, mas os livros e filmes de ficção que mostram catástrofes possíveis de sacudir o planeta vendem como água! Provável veleidade? Se assim for, o prazo está curto. Melhor não ficar de olhos distraídos, porque esse tempo pode passar com a velocidade de um espirro!
Olhos distraídos, olhos atentos...Sem querer exagerar, citando a utopia concreta de Ernst Bloch, parece haver sentido na afirmação de que o mundo existente é o mundo passado. É aquilo que construímos! Mas o anseio humano na forma de inquietude ou como sonho acordado, é a vela que leva a outro mundo.
A mudança integra o elemento humano. É uma questão de optar por um mundo novo, que Huxley sonhava desesperançado, sentindo-se humilhado pelo realismo. Hoje a necessidade de imaginar um mundo novo é mais urgente.  Com tamanha desordem da emoção humana, parece ser o único trajeto palpável!
Prestando bem atenção, parece que aquele que fecha os olhos para o sono- ou o sonho -é aquele que consegue dominar o tempo em sua vigília. Enquanto que o insone vive espremido pela rotação da Terra. Ah, a Terra que, como dissemos, está virando um pião no espaço!
Mas como tudo é relativo no tempo e no espaço... (Mirna Monteiro)



Thursday, June 30, 2011

O DESTINO E A INEXORABILIDADE

Ou, traduzindo, o eterno receio do futuro. Recentemente, em discussões de grupos na internet, o tema foi esse mesmo,  o "destino". Palavra fácil, com sentido complicado, pois envolve suposições, crenças ou, como não, lógica extrema. Depende do ponto de observação. Mas como angustia o ser humano!
A preocupação com o futuro é evidente. É raro encontrar alguém que não se preocupe com o que vai acontecer no próximo minuto, nas próximas horas, no próximo ano ou até onde vai poder contar com essa expectativa.
Mas há algo mais nessa ansiedade. Talvez a ausência de conteúdo imediato, que promova a atenção total para o momento presente. Talvez, também, certa confusão no viver pura e simplesmente, diante de acontecimentos que não são exatamente imprevisíveis, mas que tornam a necessidade de mudanças mais premente.
Aí volta e meia alguém quer saber: como será no futuro!
Muitos desconfiam de que existe alguma programação pronta, como se a vida fosse páginas de um livro já escrito e com final definido, cuidadosamente desenvolvido para emocionar, premiar ou punir o sujeito. “Certas vezes me ponho a pensar sobre essa intrincada e incompreensível trama que é a nossa vida e me pergunto se por detrás dela não existe algum tipo de ordem ou razão”, opinou um ouvinte em uma palestra que deveria versar sobre o humor e saúde, mas que acabou se transformando em um debate existencialista.
Com toques dramáticos! Falar sobre o destino é dramático. Extenuante até, para os mais afoitos em obter alguma certeza do futuro. Existirá uma ordem, seja ela do ponto de vista individual ou coletivo, que funcione com um traçado prévio dos acontecimentos? Ou os acontecimentos são simplesmente resultado de ações, estas sim funcionando como uma mão de direção para o futuro?
Há quem afirme que tudo isso é uma bobagem e que faria melhor a humanidade se concentrasse suas preocupações em construir o momento presente e futuro, sem a cômoda impressão de que não precisa fazer absolutamente nada, pois tudo já está traçado. Cruzar os braços e resmungar a todo instante que "não ia adiantar fazer nada mesmo"...
Os antigos acreditavam que quem gerenciava os acontecimentos e o destino dos humanos eram os deuses ou forças que estariam acima das forças do homem. A mitologia descrevia o estado primordial, primitivo do mundo como o “Caos”, que segundo os poetas era uma matéria que existia desde os tempos imemoriais, sob uma forma vaga, indefinível e indescritível.
Caos era ao mesmo tempo uma divindade, talvez rudimentar, mas capaz de fecundar.Por aí já se percebe que tinha seu toque de inexorabilidade. Obviamente.  Pois foi assim que gerou a Noite. E foi do Caos e da Noite que foi gerado o Destino, uma divindade cega e portanto definitivamente inexorável, ao qual estariam submetidas todas as outras divindades.
O Destino era poderoso, por si só uma fatalidade. Os céus, o mar, a terra e os infernos, todos faziam parte de seu império, que não era nem a favor dos deuses, nem a favor dos homens.
As leis do destino eram escritas desde o princípio da criação em um lugar onde deuses podiam consultá-la. E segui-las, irremediavelmente. As leis do Destino tornaram culpados muitos mortais, apesar de sua vontade de permanecer virtuosos. Os homens jamais sabiam do seu destino. Em termos, veja bem, porque ele poderia deixar de ser misterioso através da visão dos oráculos.
Uma visão fatalista, que naturalmente modificou-se conforme a sociedade humana foi se aprimorando e sofisticando-se. O homem percebeu que regras podiam ser mudadas e cursos de rios desviados. Ainda assim, em tempos de grandes mudanças e de novos conceitos, a certeza de um destino imutável permanece forte. “Tudo que se planeja esbarra na imprevisibilidade e se transforma”, lamentou um fatalista....ora, se há imprevisibilidade e transformação não pode  haver imutabilidade!
Controvérsias e confusões. Essa interpretação de uns entra em choque com a de outros, que defendem uma nova postura do otimismo e do pensamento positivo. Defende a idéia de que o ser humano possui força suficiente em seus pensamentos para criar as situações futuras, como se desenhasse no papel o que deveria acontecer, sendo o próprio escritor do destino, o criador de seu futuro.
Neste caso não se nega a existência do Destino. Nega-se a sua fatalidade. Ele continua imponderável, mas subordinado às ações e aos resultados delas. Continua inexorável, mas consciente da que tudo que existe foi ocasionado por uma ação determinada ou um pensamento, coletivo ou individual. Se para cada ação existe uma reação, o futuro seria construído e modificado a todo momento!
Há quem não goste dessa idéia. Dá trabalho! Responsabilidade. Isso significaria que o destino, como resultado de nossas ações e pensamentos, não é imutável e definitivo, podendo ser transformado. Se for uma caca, a culpa não é do onipotente, mas nossa. Ou de quem atuou.
Essa responsabilidade, individual e coletiva, ameaça os que preferem ser irresponsáveis. Impossível controlar o mundo e o universo, reclamam. Como conter o furacão, as entranhas da terra que explodem vulcões, os tsunamis? Podemos controlar o que?
Será mesmo assim tão impotente a humanidade? Ou confundimos ações e pensamentos que deveriam estar uníssonos com o poder natural com desejos primitivos de dominar e mudar essa natureza?
Parece que o que temos hoje é simplesmente um resultado de ações passadas, em todo o universo. Não há isolamento possível e todos os acontecimentos passados interferem no presente e no futuro...Essa idéia parece ser a constatação de que nada no universo é individual – nem mesmo a consciência humana, pois ela interfere no ambiente através do pensamento.
Pensando bem, destino, seja ele estático ou em constante mutação, baila na mente humana com o movimento do prazo ao qual se apega a vida preocupada com a finitude. Se isso é de fato um final ou uma mudança, essa é uma outra história...(Mirna Monteiro)

Monday, June 27, 2011

ENTRE INTRIGAS E VILÕES


Muita maldade e intriga! Ou, pelo menos, muita fofoca e mentira, enrolação, dissimulação, etecetera e tal. A ficção não vive sem os seus vilões, seja na literatura, seja na dramaturgia. Principalmente nas novelas da TV: história que se preze deve ter a força maligna, em maior ou menor escala!
Mesmo que seja a de um vilão trambiqueiro e simpático, nem tão malvado, mas com o caráter difuso...
Naturalmente, a ficção copia a vida real e a dimensiona de formas diferentes, valendo-se do poder da criação.
Algumas histórias podem ter seus vilões atrapalhados. A maldade acaba ficando por conta das encrencas criadas pelas fofocas e ambições moderadas. Fofoca é diferente de intriga. Pode causar um grande mal, mas as personagens fofoqueiras são criadas com material diferente das intrigas!


Fofoca é produto da inveja, da ausência de caráter, da sensação de inferioridade no mundo. O fofoqueiro é um falastrão, um passional, que aproveita os fatos e os distorce, tentando obter vantagem dessa situação, ainda que seja um transitório sentimento de vitória.
Já a intriga é calculista, maquiavélica, planejada em detalhes e projetada com ênfase pelo seu arquiteto, o vilão maldoso, com ódio do mundo, psicopata ou não, mas sem dúvida, sem intenção de remorsos em seu planejamento e execução. A intriga é fruto do supérfluo, da necessidade de poder e do descaso com o futuro.
Na literatura clássica um dos vilões mais maquiavélicos ficou por conta da criada Juliana, no romance de Eça de Queirós, "O primo Basilio". Essa personagem pressionou tanto a sua presa, a ingênua e infiel Luiza, que acaba pondo a perder seus sonhos de rica "aposentadoria", pois exagera na dose do maquiavelismo.
Na verdade, Eça de Queirós foi cruel em sua punição aos fracos de caráter, que seriam vilões ou vítimas (não há heróis, decerto, nesta história) e além da morte de Luiza e da seca Juliana, intrigueira de primeira linha, até o pobre do marido Jorge acaba punido de roldão!
A figura de Juliana, a criada, é semelhante a de outra personagem vilã que recheou muitos romances, principalmente policiais: o mordomo. Agindo nas sombras e conhecendo detalhes da vida de todos a quem servia, esse tipo de vilão saboreava lentamente as intrigas e seus objetivos.
Desde os tempos de Barba-Azul até os mais novos vilões da ficção científica muita coisa mudou, inclusive a virulência, a violência e a carga de maldade, aliada aos recursos dos novos malvados cibernéticos, que podem contar em suas intrigas e maldades com a profusão tecnológica - afinal, as intrigas de hoje acabam sendo muito mais perniciosas e destruidoras. São de grande amplitude!
Os novos vilões não causam estragos individuais, mas sociais e ecológicos. Ameaçam a sobreviência da raça humana.
Apenas não mudaram em um aspecto: seja nas famosas "fofocas" dos deuses da Mitologia Grega, seja nos contos infantís da Idade Média ou nos sofisticados intrigueiros do mundo moderno, a intriga continua a mesma. Aliás, como sempre, potencialmente perigosa e com encaixe em qualquer tipo de vilão.
Um prato cheio!
(Mirna Monteiro)