Friday, June 16, 2006

A Vênus da pré-história


Como a arte começou? Desde quando o ser humano usa as mãos, a imaginação e a sensibilidade para criar formas ou reproduzir imagens?
Parece que desde sempre, pelo menos a partir do momento em que o ser humano começou a ter consciência de sua existência e a pensar sobre as coisas que sentia, as imagens que via e o conjunto de incríveis elementos que compõe a natureza.

Isso deve ter acontecido a partir do momento em que tornou-se camponês, conseguido produzir fogo através de atritos e buscando moradias.

Há provas concretas da antiguidade do pensamento humano, que provavelmente antecede o seu racicínio prático sobre a maneira de lidar com os elementos naturais para proteger-se ou facilitar sua vida.

Um exemplo bastante conhecido?

A escultura feminina, farta em suas formas, foi chamada de Vênus de Willendorf, pelo seu descobridor, o arqueólogo Josef Szombathy, que a encontrou em escavações realizadas em 1908.
A figura rechonchuda, se não era um ideal de beleza na época, representa o culto à sobrevivência e perpetuação da raça humana, à fertilidade e alimento. Lembre-se que essa escultura foi considerada do período paleolítico superior, uma fase humana onde já havia instrumentos feitos de marfim, pedra, ossos e madeira, como machados, arco e flecha, lançador de dados e anzóis para pesca.O que se observa na arte desse período? A ausência da figura masculina. Predominam figuras femininas. Seios grandes, ventre saltado, grandes nádegas, a própria madona geradora e fecunda.
As pesquisas mostram que a arte da escultura e de utensílios aconteceu antes das pinturas nas cavernas.
Mas essa arte, a da pintura, também aparece farta e criativa, preservada nas paredes das cavernas, sempre reproduzindo seres, como que estimulando a comunicação que viria depois, na forma da escrita, encerrando o período da pré-história.
Inicialmente feita em um estilo simplificado e geométrico, a pintura rupestre foi se aprimorando.
No período Neolítico os desenhos e pinturas mostram essa preocupação de efeito visual, além de valores simbólicos para o ser humano na época.
Nessa fase a preocupação com a beleza, acabamento e material - aliada ao desenvolvimento da capacidade manual, torna-se evidente.
Surgiram também as esculturas em metal. A criação envolvia objetos utilitários mais sofisticados, como a cerâmica. Foi quando surgiram também os primeiros arquitetos.
A arte foi a grande precursora do desenvolvimento da sociedade humana, registrando nas formas, cores e materiais como era a vida antes que o homem inventasse a comunicação escrita.

2 comments:

  1. Anonymous6:39 AM

    para mim pré-história é uma coisa que fala de como era o MUNDO antigamente e como eles viviam com tudo isso e como se desenvolveram.Assinado:SASHA E DIÉLEY

    ReplyDelete
  2. Sasha e Diéley: a definição correta do que seria a pré-história é a de um tempo em que não existem documentos escritos, ou seja, é uma época anterior à escrita. O que se sabe é o resultado da pesquisa de antropólogos, historiadores e dos estudos da moderna ciência arqueológica, que reconstituíram a cultura do homem.
    A arte pré-histórica é um registro precioso e a Vênus de Willendorf mostra que o ser humano primitivo se expressava através dela.

    ReplyDelete

Comente os textos ou adicione suas impressões sobre os temas abordados. Clique duas vezes para garantir a postagem.