Thursday, April 08, 2010

PECADOS

Pecado tem uma conotacão bíblica.Para muita gente significa mera repressão. O que não parece corresponder a verdade, já que a palavra pecado tem uma conotacão ética, ainda que possa ser distorcida e abusada em sua interpretacão...

Nossas leis são baseadas na ética e moral e são fundamentais para que haja convivência comunitaria, mas também comercial. Em resumo, regras existem para permitir a sobrevivência comum e evitar o caos!






Mas a questão é a seguinte: pecados podem ser dimensionados em sua gravidade? Digamos que, se Sócrates estava certo, e parece ser dele a definicão mais imparcial, e o pecado é o oposto da virtude, enquanto que a maior virtude é a sabedoria, o pecado poderia ter gravidade variada, de acordo com a dimensão de seu dano, ou da ignorância do seu ato!

O que reduziria também, em uma ou outra circunstâncias, a virtude de quem imagina ser imune ao pecado...




No dia a dia alguns detalhes de acontecimentos corriqueiros - tão rotineiros que se não prestarmos atencão não os perceberemos- levam a um choque de interesses e, consequentemente, a um estado interessante da sabedoria versus pecado, ou da felicidade versus ignorância.

Exemplo? digamos que uma mulher esteja vendendo filmes pirateados, meio camuflada entre a multidão. Discretamente ela aborda uma ou outra pessoa. Bem discretamente, pois seu ato é ilícito, certo?

Bastante tentador o preco baixo. Um casal abordado hesita. "Estou louco para ver este filme aqui", diz o rapaz, já retirando o dinheiro do bolso. A namorada balanca a cabeca :"Pirata, amor, deve ser cheio de defeitos!"... os três discutem a questão da legalidade daquele negócio.

Três visões diferentes de um mesmo problema: o rapaz, louco pelo filme a preco de banana; a namorada, hesitante e preocupada com a legalidade do negócio que dificulta a troca por defeitos eventuais no produto; a vendedora, que havia saido de casa as cinco horas da manhã e enfrentava a oitava hora de jejum, sem café ou almoco, garantindo que não havia motivo para preocupacão.

Três pecados diferentes. Ninguém aqui parece virtuoso! Quem está cometendo o pecado maior?

Do ponto de vista legal o maior "pecador" ou infrator nem esta ai: seria o autor das copias piratas, embora isso nao suavize a acao de outros envolvidos!

Um assassino em série, estuprador e cruel, é preso e pouco tempo depois é encontrado morto em sua cela. A opinião pública se divide: o sujeito foi morto na prisão? Nesse caso ele merecia ou não a pena de morte improvisada? Quem cometeu o maior pecado, o assassino de mulheres ou o assassino do assassino de mulheres, que sobreviveria em um país onde a Justica é relativamente branda com matadores?

Nietzsch abominava a idéia do pecado pois só conseguia entende-lo pelo ângulo doutrinário, através da concepcão religiosa, que o enfurecia. Tanto que ele formalizou a sua interpretacão crítica dos valores morais defendidos pelo cristianismo, refutando o "ideal", mas esquecendo-se que, no final das contas, a amoralidade torna a sociedade incontrolável.

O que, na linha pessimista de Schopenhauer é absolutamente natural. Para ele a vida humana é dominada por egoísmos rivais. A satisfação de um indivíduo necessariamente acarreta o sofrimento do outro.

Defendendo a idéia de que o egoismo é uma postura natural de um ser em relação a outro a interpretacão do pecado se transforma. O ser humano passa a ser um animal sem consciência ou apego a um semelhante desde que isso não seja fundamental no momento para a sua sobrevivência.

Isso responde questões tão diferentes como os exemplos acima. Não é possivel comparar um ato ilegal - que é a compra e venda de produtos piratas - com o ato de assassinar alguém, que seria pela lógica a pior e mais grave acão do homem contra o meio.

No entanto isso não reduz ou diminue a gravidade de cometer uma ilegalidade. Ainda assim nos consolamos criando uma escala pessoal de valores, que tenta se encaixar nas regras que regem o meio. O sujeito que compra o filme pirata acredita que esta ajudando a vendedora que sustenta quatro filhos sozinha e esta argumenta que nao pode morrer de fome ou deixar sua prole a inanicao...o autor da fraude por sua vez deve achar que a infracao e leve embora rentavel e que seu pecado nao agride a sociedade, apenas o grupo envolvido na execucao do filme...

Muitos pontos de vista sao irritantes nestas questoes...pecados tornam-se maleaveis como material emborrachado! Verdade que quem rouba um quilo de feijao merece perdao que aquele que rouba a carteira nao merece! O problema comeca quando o pequeno pecado leva a uma oportunidade de crimes perigosos.

No comments:

Post a Comment

Comente os textos ou adicione suas impressões sobre os temas abordados. Clique duas vezes para garantir a postagem.