Wednesday, March 08, 2017

MULHER


Impossível generalizar a mulher!
É um ser multifacetado. 

Cantada em versos e pintada entre flores...e também interpretada como indecifrável e perigosa pelos homens, ao longo da historia.

As mulheres parecem feitas na mesma fôrma, como um bolo ou biscoito?  Essa é a ideia que o sistema sempre tentou fazer prevalecer: a de que o ser feminino não possui individualidade e que sua personalidade resume-se a parir e servir.

 Um resumo que historicamente tem  servido para a escravidão da mulher, misturando sua imagem a da doce mãe altruísta, que pode se transformar em uma bruxa malvada, com poder para alimentar o mal, a hipocrisia e a crueldade.

 A mulher é astuta e perigosa porque é oprimida?

Mulheres, assim como homens, não são feitos na mesma fôrma, nem tampouco se encaixam em padrões, por mais que cada cultura limite ou dimensione suas qualidades ou defeitos. 

A mulher pode ser um ser de luz ou de sombras.

Como negar a existência daquelas que manipulam e cometem crimes contra a vida e a natureza, sem interesse em usar o seu poder de melhorar o mundo, permitindo ao o próprio ventre gerar escravos ou déspotas?
Não podemos generalizar pessoas, mulheres ou homens, mesmo sob a forte pressão cultural que deforma comportamentos e pensamentos.




O ser feminino em geral é sensivel e altruista, cuida de sua cria e de sua familia, tem capacidade para cumprir várias tarefas ao mesmo tempo. 
Essa é uma característica da mulher.


A natureza é sábia, a maioria das mulheres possui qualidades que determinam os rumos da sociedade humana. Enfrentou ao longo da história perseguições, violência, dominação e escravidão.

Mas também esteve por trás de todas as batalhas pela liberdade e por um mundo mais justo.

Enfrenta ainda com coragem o esteriótipo que tenta aprisionar sua personalidade: mulheres devem ser jovens, belas e sensuais., caso contrário deixam de manifestar-se como essência do ser feminino.
Tamanha pressão encontra em oposto a mulher que se torna cada vez mais forte e consciente em sua maturidade e velhice.
Com isso a mulher não apenas valoriza a sua independência das amarras culturais, mas principalmente reforça a valorização da vida, de todos os seres, homens, mulheres, crianças, animais e o resto do planeta. (Mirna Monteiro)


       


No comments:

Post a Comment

Comente os textos ou adicione suas impressões sobre os temas abordados. Clique duas vezes para garantir a postagem.