Sunday, June 04, 2017

COMPLEXO DE CLASSE SOCIAL É COMPLICADO

Uma atriz conhecida foi duramente criticada nas redes sociais (que representam hoje a opinião predominante) por ter declarado que ela e sua empregada votavam diferente, por razões de classe social. "Quem vota em PT é minha empregada", teria dito.
Naturalmente, fervilharam críticas, para mais uma postura que revela a insegurança e o medo de quem foi pobre, de nivelar-se aos que são pobres.  
É o novo conceito do velho complexo de classes, que abusa da ideia de senhores e escravos. Nos tempos feudais as sociedades firmavam-se sob o conceito da realeza, da nobreza e...da massa que trabalhava nos campos e vivia miseravelmente. 
Ao longo dos séculos, o mesmo conceito que separava semideuses dos mortais comuns, ou ricos de pobres, conseguiu manter a sociedade produtiva, com mão de obra barata e ignorante, foi considerado essencial para a sobrevivência. Uma falsa ideia que reforçou complexo de classes e criou uma espécie de duas civilizações na terra: a dos privilegiados e a...de todos mais.
É claro que o grande peso nas sociedades, de ontem e de hoje, é o dinheiro. Dinheiro é poder, porque compra tudo, inclusive pessoas.
Mas será realmente a verdadeira fonte de poder?
Na visão de Nietzsche, o poder vem de várias maneiras. O poder financeiro, aliás, seria a mais fraca forma de poder, comparativamente ao poder da vontade humana. Sócrates por exemplo, o filósofo que sobrevive mais de 3 mil anos após sua morte, é considerado poderoso.
Nietzsche considera outras figuras históricas poderosas, como Goethe e Lutero! É o reconhecimento do potencial máximo do homem, que o tornaria um super-homem.
Bem, é uma visão interessante. Podemos estabelecer uma comparação entre a coragem do filósofo Sócrates e a demência de Hitler, que certamente também usou todo o seu potencial para dominar o mundo e livrar-se das populações que incomodavam seus planos.
No entanto Sócrates agia em favor dos fracos, enquanto Hitler se aproveitou da fraqueza de suas vítimas.
Sócrates foi obrigado a tomar cicuta, Hitler teria cometido suicídio após sua derrota.
Mas a morte semelhante de pessoas tão opostas em seu objetivo é um indício de que a sociedade é exatamente regida pelos fortes, mas a força de cada um é muito relativa e temporal. O motivo é óbvio: nem sempre aqueles que sao escravizados são fracos.
A força apoiada no poder que pretende escravizar, sempre vai encontrar a força que habita qualquer natureza, inclusive a dos seres humanos.
Ao considerar uma ideologia que pretende  a democracia como sendo "coisa de pobre" pelo fato de tentar reduzir a distância entre os ricos e pobres, essa atriz evidenciou a fragilidade moral da nossa sociedade.
Mas também expôs a imensa hipocrisia que permeia uma realidade de fragilidade da nossa cultura. Resumiu o pavor que se esconde sob a mentalidade do poder baseado única e exclusivamente no poder financeiro que cria um falso valor, onde a bela viola esconde o pão bolorento.
A ideia é "se tenho dinheiro estou protegida da pobreza e, portanto, sou forte".
E sendo assim, provavelmente não será desprezada ou ignorada, em uma sociedade que se apoia exclusivamente nessa condição.
Assumir políticas que poderiam fazer sua empregada menos pobre, seria enfrentar o terror de ser menos rica...e portanto mais frágil!
A mesma mentalidade de Hitler!
Admitir que parte da nossa sociedade, espalhada pelas ruas, nas empresas, no cinema e tv, nos centros de lazer ou de trabalho, é afetada pelo complexo de classe social e portanto influenciada pela mentalidade do poder baseado unicamente no dinheiro, é muito desagradável. Estamos sempre criando imagens de heróis, pessoas que vencem a trajetória de vida deixando exemplos do bom viver e da dignidade de viver.
Reconhecer que admiramos pessoas sem qualquer qualidade que não seja unicamente o verniz empregado para lustrar sua imagem, também é decepcionante.
Mas o maior problema desse complexo e desse medo de viver é a violência que é desencadeada pelos fracos que se apoiam no dinheiro e valores supérfluos, para poder sentir segurança e poder. Uma violência que cresce na mesma medida em que a mentalidade que despreza a vida se firma na ausência de valores imprescindíveis ao convívio social.
Com essa fragilidade moral, a sociedade torna-se presa fácil de déspotas e ditadores. A ilusão do poder financeiro como fonte de poder individual, se esvai dramaticamente.
A violência, que assume diferentes formas e intensidade, atinge a todos, ricos ou pobres, fortes ou poderosos, em escala cada vez maior. Ironicamente, pode vir de dentro para fora e portanto os mecanismos de segurança que são destinados a impedir que a violência invada a vida, tornam-se relativos e limitados.
Pode ser que dinheiro traga felicidade e poder. Mas não basta como único provimento para uma vida equilibrada e protegida, tampouco pode substituir a necessidade de valores que realmente garantam a segurança, individual ou coletiva.
Porque sem segurança coletiva, não há segurança individual. Já dizia o velho Sócrates!... (MM)

Leia Também:

http://artemirna.blogspot.com.br/2011/06/tentacao-dividas-usura-e-vice-versa.html





2 comments:

  1. Armando Sergio da Silva6:13 AM

    Boa tarde
    É isso mesmo, concordo com tudo que aqui foi maravilhosamente colocado.

    ReplyDelete
  2. Who are the artists behind these works of art in the website?

    ReplyDelete

Comente os textos ou adicione suas impressões sobre os temas abordados. Clique duas vezes para garantir a postagem.