Wednesday, September 12, 2012

TIA NASTÁCIA, GRANDE PERSONAGEM DE LOBATO

Tia Nastácia era uma negra de beiços grandes, amada por todos que a conheciam, cozinhava divinamente e vivia em um sítio onde a criatividade e a fantasia faziam parte da realidade. Por uma dessas interpretações preconceituosas, está sendo considerada vítima de racismo e foi parar em audiência de conciliação no Supremo Tribunal Federal, porque o livro "Caçadas de Pedrinho" foi liberado para adoção no Programa Nacional Biblioteca na Escola.
Considerar racista a obra de Monteiro Lobato, que escreveu vários livros ambientados no sítio do Pica-Pau Amarelo que se tornaram clássicos da literatura infantil brasileira, é no mínimo absurdo. As obras, como Reinações de Narizinho, foram escritas há 90 anos e encantaram justamente por interagir com o mundo infantil de maneira inteligente, estimulando a imaginação e o conhecimento, mas mantendo uma relação entre suas personagens de igualdade e ética.
Não apenas entre as pessoas. Os animais e os vegetais também deixavam seu espaço isolado na natureza para interagir e mesmo os vilões, quando não eram sobrepujados pelos heróis, acabavam sucumbindo à força da ética.
Parece completamente disparatado querer relacionar a obra a algum tipo de "estímulo ao racismo". A negra tia Nastácia é um retrato da cultura da época, passando a imagem de uma pessoa simples, amável e alegre, que era de certa forma a crítica das estrepolias da boneca Emília, assumindo uma personagem mais importante do que a própria D. Benta, avó de Pedrinho e Narizinho. Apesar de resmungos da boneca, a ideia final não passa racismo, embora demonstre circunstâncias históricas e culturais.
Cozinheira de mão cheia, encantava as personagens com seus bolinhos e era amiga e confidente de D.Benta. No começo do século XX as mulheres negras costumavam trabalhar nessas funções nos sítios, fazendas ou casas na cidade, onde permaneciam tanto tempo que mesclavam-se às famílias, tornando-se parte delas. É uma realidade histórica, não um relato racista.
A literatura racista seria aquela que provoca a diferença entre as raças e discrimina as pessoas de maneira artificial. Não a Nastácia de Monteiro Lobato, mas a mulher que ela é, independente da cor, poderia se considerar vítima de racismo e preconceito não apenas historicamente, mas em uma infinidade de livros publicados em diferentes épocas no mundo.
A figura feminina é retratada de maneira evidentemente preconceituosa em obras consideradas clássicos da literatura. Mas não teria cabimento banir da leitura essas obras, pois apesar de discriminar a mulher de diferentes maneiras e em muitos casos até promover a violência, é um retrato social.  Mostra a mentalidade de cada época, o drama vivenciado por esse preconceito.
Livros registram a história, mesmo quando assumem a imaginação e criam uma realidade improvável. Não importa se somos brancos, pretos, amarelos, homens, mulheres, feios ou bonitos (ah, quanto preconceito aos  feios encontramos na literatura!). O que importa é que essas diferenças óbvias entre as pessoas sejam tratadas com a igualdade ética, que preserva ao final a importância do respeito não apenas ao próximo, mas à natureza como um todo. Afinal o sábio Visconde de Sabugosa era uma espiga de milho e Narizinho casou-se com um peixe...
Essa sutileza está presente na literatura de Monteiro Lobato, que parecia entender o universo infantil. Tia Nastácia, preta, gorda, mas  inesquecível, amada pelas personagens das histórias e pelos leitores de suas aventuras. Longe de tornar a negra Nastácia discriminada, Lobato a fez integrar em definitivo o universo dos heróis de suas histórias. (Mirna Monteiro)

13 comments:

  1. Ariadne Fressato Barbosa8:16 AM

    Criei-me lendo livros de Monteiro Lobato e assistindo programas de tv sobre o sítio do picapau amarelo e nada tenho de racista,a familia de meu marido é negra,nunca me passou pela cabeça o preconceito na tia nastácia.

    ReplyDelete
  2. Oi Mirna, resolvi comentar aqui. Muito melhor do que berrar no megafone, às vezes é mais interessante ter um diálogo.
    Tem um problema grave com diversas matérias que comentaram esse caso. Ninguém nunca disse que "a obra de Lobato é racista". Só se viu isso em matérias rasteiras na internet. O que se disse é que há trechos racistas, o que é perfeitamente comum em uma obra da época.
    Então, a primeira proposta foi interessante: colocar notas de rodapé contextualizando os poucos pontos da obra em que havia o racismo. Nota de rodapé é algo até radical, relativamente recente, mas razoável porque o mundo mudou e não vivemos mais na década de 30. O governo alemão deve fazer a mesma coisa com o Mein Kampf, que volta a ser publicado em 2015.
    Bem, isso não foi aceito e tentaram retirar a obra da lista de indicações do governo. Era uma decisão difícil e eles foram pelo mais seguro. Eu sou contra nesse caos, acho lamentável que retirem o Lobato da lista. Concordo que é uma concepção larga e abrangente de censura, mas ainda é censura na minha opinião.
    Mas meu ponto é que seria sim interessante algum debate em classe. Não há dúvida entre os estudiosos hoje que Lobato era racista e eugenista. Isso não lhe tira o mérito, evidente. Celine, para alguns o melhor escritor do século 20, era anti-semita. E a França continua estimulando a leitura do autor. Mas, se o fizesse para crianças, não deixaria de fazer um debate sobre os pontos mais delicados.
    Abraços!

    ReplyDelete
  3. This comment has been removed by the author.

    ReplyDelete
  4. Ah, um acréscimo importante: tenho uma edição de 1939 da obra completa de Lobato. Foi um presente da minha vó, tem um valor emocional grande para mim. Li a obra inteira antes dos 12 anos. Meu pai casou de novo e quando meu irmão pequeno fez 10 anos, comprei Caçadas de Pedrinho para ele. Até hoje ele não leu. Ainda não me recuperei. rs

    ReplyDelete
    Replies
    1. A literatura registra opiniões, emoções e maneiras de pensar a vida e os acontecimentos. Os autores não são necessariamente exemplos de sabedoria ou ética absolutas.
      Provavelmente a grande maioria dos livros escritos ao longo da historia da humanidade não passariam em uma vistoria rigorosa de mensagens diretas ou subliminares que não representam o pensamento ético universal, mas conflitos e opiniões ou traumas de seus autores.
      Mas isso acontece em todos os meios de comunicação escrita ou falada ou televisionada. Não há crivo que não desencadeasse a censura, não apenas por motivos racistas ou intolerâncias sociais, mas por questões comportamentais,políticas ou de violência gratuita.
      Deveríamos censurar toda e qualquer atitude politicamente incorreta na mídia ou literatura? Ou estimular a leitura variada e ampla, o aumento do conhecimento e a discussão ética nas escolas e na família?

      Delete
    2. Olga Soares3:57 AM

      Interessante

      Delete
    3. menina que texto lindo parabens

      Delete
  5. Olga Soares3:58 AM

    Interessante

    ReplyDelete
  6. Anonymous9:05 AM

    As crianças de hoje leem pouco, quando se aventuram a pegar livros. Deixem is clássicos de fora dessa desse complexo de racismo.

    ReplyDelete
  7. Anonymous9:28 PM

    Hello it's me, I am also visiting this web site on a regular basis, this web site is actually nice and the users are in fact sharing fastidious thoughts.

    ReplyDelete
  8. Anonymous6:04 AM

    If you desire to take much from this paragraph then you have to apply such strategies to your won web site.

    ReplyDelete
  9. Anonymous10:16 PM

    Howdy I am so happy I found your weblog, I really found you
    by error, while I was browsing on Aol for something else,
    Anyhow I am here now and would just like to say cheers for a incredible post and a
    all round interesting blog (I also love the theme/design), I don’t have time to read through
    it all at the moment but I have saved it and also added your RSS feeds, so when I have time I will be back to read a lot more, Please
    do keep up the superb work.

    ReplyDelete
  10. Anonymous1:19 PM

    Link exchange is nothing else but it is simply placing the
    other person's web site link on your page at suitable
    place and other person will also do similar in favor of you.

    ReplyDelete

Comente os textos ou adicione suas impressões sobre os temas abordados. Clique duas vezes para garantir a postagem.