Tuesday, May 22, 2012

XUXA, OPRAH E A PEDOFILIA

É preciso coragem para tornar pública uma situação de abuso na infância. Pessoas costumam soterrar em algum espaço perdido essa memória dolorida, terrível, que é subestimada pelo nosso sistema, pela nossa cultura, pela nossa incapacidade de perceber o peso da confusão, da humilhação, da atrocidade de um ato que mesmo sublimado, permanece corroendo as vítimas até a idade adulta, a maturidade, a velhice.
Quando uma pessoa atinge grande notoriedade e admiração da massa, sua responsabilidade aumenta na denúncia desse crime. O que não quer dizer que seja mais fácil para alguma celebridade admitir que foi vítima de pedofilia do que para uma criança ainda confusa ou para um adulto anônimo. 
Por isso quando pessoas como a apresentadora americana Oprah Winfrey ou a brasileira Xuxa Meneghel resolvem abrir em detalhes essa experiência traumática e proibida,  é preciso admitir que é um fato surpreendente. 
É uma denúncia de um crime hediondo, inaceitável e, portanto, acima de qualquer crítica vazia ou piadismo barato. 
O problema da pedofilia é grave no mundo todo. Está presente na maioria dos paises porque não é uma questão cultural, mas um desvio da personalidade e atinge crianças de ambos os sexos. A pessoa que abusa de crianças, seja de um bebê, seja de um adolescente, é em geral dotada de baixa auto-crítica e age da mesma maneira que um psicopata. Psicopatas sabem que cometem um crime, mas não sentem piedade de suas vítimas.
Ao comentar seu próprio drama, Oprah, Xuxa e todas as pessoas que denunciam o abuso, estão alertando a sociedade de maneira direta e corajosa, evitando que a pedofilia ocupe um espaço fictício na preocupação da sociedade humana.
Abuso de crianças causam danos físicos, morais e psicologicos para toda a vida. E tudo isso se volta contra a própria sociedade.
Se não houver respeito à dor das vítimas, que haja consciência do desequilíbrio que essa agressão pode provocar ao meio. Não importa a maneira como esse abuso acontece, sua frequência ou a medida de sua violência: o cérebro humano capta essa agressão e jamais apaga a experiência, mesmo que ela aconteça na primeira infância. Permanece em geral no inconsciente, reprimida pela confusão, pela vergonha, pelo constrangimento e decepção!
É triste ver como a pedofilia faz estragos! Mas é bom ver pessoas que estão lutando para que a pedofilia seja finalmente encarada com a seriedade merecida, denunciada e punida com rigorosidade!

2 comments:

  1. Maria Helena S12:50 PM

    Fiquei sinceramente horrorizada com as piadinhas que tenho visto com a Xuxa depois que ela deu seu depoimento.Muito triste ver pessoas que não entendem o drama das crianças que sofrem abuso.

    ReplyDelete
  2. Anonymous7:41 PM

    Pedofilia é tortura e traz sequelas p vida inteira.todos dvemos denunciar e combater essa desumanidade. Toda ajuda é bm vinda nessa luta.

    ReplyDelete

Comente os textos ou adicione suas impressões sobre os temas abordados. Clique duas vezes para garantir a postagem.