Friday, May 04, 2012

VIVA A PIPOCA!

Quem não se interessa em saber qual alimento possui propriedades "mágicas" para a saúde e a perpetuação da juventude? Todos, certamente. Preocupar-se com a saúde e beleza transformou-se em obsessão para muitas pessoas, que procuram dietas milagrosas, lotam as academias de ginástica e enfrentam qualquer desafio para conseguir "consertar-se" com novas tecnologias e cirurgias corretivas.
Mas o seria uma dieta perfeita? Aquela que acaba com os já famosos radicais livres, varrendo gorduras das artérias, mantendo baixos índices de glicemia e assim afastando o fantasma do diabetes, do colesterol ruim e da degradação física?
Dieta perfeita, do ponto de vista científico, seria aquela que beneficia o organismo, preenchendo todas as suas necessidades. Pode variar, de acordo com o ambiente, os hábitos e a idade e é isso que traz confusão. Não é possível criar um tipo de dieta especial que sirva para todo mundo.
Mas todos se animam com as novidades...que na verdade são alimentos que sempre existiram. Por exemplo, as maravilhas da pipoca! Sim, essa pipoca que todo mundo adora e que consome aos quilos nos cinemas, mas que deve ser consumida com certa moderação (umas três xícaras de pipoca pronta tem menos de 100 calorias) e preparada com água ou pouco óleo e pouco sal, sem manteiga, que pode ser substituída pelo azeite.
Pipoca possui vitaminas do complexo B, ajuda a tonificar o estômago, prevenir a ansiedade e melhorar a digestão (uns goles de água intercalados ajudam o processo). Mas o bom é que tem alta quantidade de antioxidantes e ajuda a diminuir o risco de distúrbios cardiovasculares, mostrando ainda quantidades razoáveis de zinco, potássio e fósforo. Como tem vitamina A, luteína e zeaxantina ajuda a prevenir doenças como a catarata e beneficia quem tem diabetes. O que é ótima notícia.
Mas não se vive de pipoca. Se você comer apenas pipoca, não vai dar certo. É preciso consumir alimentos frescos, verduras, saladas, tubérculos, frutas...é imensa a listagem de propriedades que podem ajudar na saúde. Brócoles contra o câncer, maracujá para estresse, melancia para desintoxicar, banana para enxaqueca ou para dormir, maçâ para socorrer o coração!
Tem mais: alimentos integrais para nutrir, fazer o intestino andar, "varrer" gorduras das artérias...a lista é interminável. Tanto que no final das contas ninguém come direito, diante de tantas opções.
Há no entanto uma regra básica: tudo pode fazer bem, se consumido com preparo adequado e na quantidade  moderada. E tudo que é industrializado, é alimento transformado e portanto reduzido em seu poder anti-radical...Mas considerando que nossa economia está calcada na produção, retornar aos tempos das poções mágicas feitas com produtos frescos colhidos na hora pode causar uma pane mundial.
É nesse ponto que paramos para refletir o grande beco sem saída do sistema humano, que impõe cada vez mais uma alimentação multiplicada por processos químicos ou genéticos, encharcada com venenos defensivos de pragas e industrializada, sob alegação de que essa é a única alternativa para o mundo não passar fome.

No comments:

Post a Comment

Comente os textos ou adicione suas impressões sobre os temas abordados. Clique duas vezes para garantir a postagem.