Thursday, April 12, 2012

O QUE FAZER DA SEXTA-FEIRA 13

É de tremer nas bases imaginar aquele sujeito degringolado, com uma máscara de plástico, perseguindo as pessoas na série "Sexta-feira 13". Desde 1980 foram 12 filmes de terror com essa personagem e uma geração inteira de assustados com a data fatídica, que no entanto já era considerada complicada há séculos ou talvez milênios. Muito antes do tal de "Jason", o mascarado da ficção que inferniza as telas de cinema. Ou dos inúmeros outros "Jasons" que surgiram no rastro desse predador ficcional, mas nem por isso menos maligno!
Com ou sem essas cenas, esse dia sempre foi interpretado de maneira depreciativa. Já alguns dias antes as pessoas ficam preocupadas com a sexta-feira 13. Uns reclamam que já na véspera - ontem - começaram a dar topadas e machucar o dedão, perderam a hora do dentista e uma restauração despencou, que o pneu do carro furou e "alguma coisa está esquisita"...ainda que seja devido à azia provocada pelo abuso do "fast food" de quinta-feira, dia 12...onde também se machuca o dedão e se perde duas horas no trânsito endemoniado das marginais e avenidas.
De qualquer forma, estranha a escolha de duas datas que separadas não impressionam ninguém. Muito pelo contrário, sexta-feira é o dia mais aclamado da semana, considerado a linha divisória entre a responsabilidade do trabalho e as delícias do descanso. O número 13, por outro lado, tem má fama injusta, pois é considerado número da sorte em diversas culturas.
Há algumas explicações para a escolha da sexta-feira 13 como dia complicado, Lendas nórticas contam que Loki, deus do fogo, aproveitou um encontro de doze deuses para conturbar o ambiente e ferir o deus solar Baldur, favorito de Odin, o deus dos deuses. Naturalmente ele, Loki, era o décimo terceiro.
Mas a história de que reunir 13 pessoas não dá muito certo também pode ter tido origem na Escandinávia, que exilou a deusa da fertilidade e do amor, Frigga, no alto de uma montanha, durante a conversão ao cristianismo  de tribos norticas. Frigga passou a reunir-se com outras 11 bruxas e, dizem as más línguas, o demônio. O que irritou as pessoas, que passaram a considerar a sexta-feira 13 um dia maligno!...Frigga, aliás, originou o nome sexta-feira no calendário romano, que no final das contas apenas chegaria à outros lugares, como a Inglaterra, no século V, com sua semana de sete dias.
Bobagem explicar isso. Para os crédulos, a sexta-feira 13 está acima de cronologias e do desenrolar da história. É um dia cercado de mistérios e de energias conflitantes, simplificadas na forma de superstições.
Ainda assim, talvez a melhor explicação esteja o fato de que a sexta-feira era um dia consagrado à deusa, ou ao feminino. Em uma sociedade que se tornava masculina e patriarcal, esse dia passou a ser mal visto.
Ah, há muitas outras histórias rondando a sexta-feira 13. Nenhuma tão horrível como o tal do Jason dos anos 80 do século XX, mas também com cores dramáticas, como a caça aos templários, que teria sido ordenada  por Felipe IV em 13 de outubro de 1307.
Como sabemos, sexta-feira é um dia bem quisto normalmente e o dia 13...ora, na numerologia o 13 transforma-se em 1+3= 4...quatro significa potência e constância, o percorrer passo a passo o caminho! Há 4 estações do ano, a lua tem 4 fases, agua, terra, ar e fogo são os 4 elementos que permitem a vida!
Melhor que isso impossível. Não, tem mais sim: hoje, dia 13 de abril, é o Dia do Beijo!
Que seja uma boa sexta-feira 13! (Mirna Monteiro)

LEIA TAMBÉM:
http://artemirna.blogspot.com.br/2011/04/o-beijo-como-expressao-do-sentimento.html

1 comment:

Comente os textos ou adicione suas impressões sobre os temas abordados. Clique duas vezes para garantir a postagem.