Wednesday, May 04, 2011

ART NOUVEAU, A ARTE EM MOVIMENTO



Art Nouveau é  diferente, exuberante, cheia de detalhes. Talvez por isso tenha sido interpretada na Europa de diferentes maneiras, como um "estilo macarrônico" na França e "estilo golpe de chicote" na Bélgica. Talvez a melhor definição para a art nouveau tenha sido na da Itália, onde era interpretada como "estilo livre".
Livre e com a intenção de modernizar as formas tradicionais da arquitetura e design em geral, em movimento que atingiu as artes plásticas e marcou a expressão não apenas nas telas de pintores, mas principalmente nos desenhos e gravuras do começo do século XX.
Foi essa a época em que a sociedade transformava-se em função da indústria e novos materiais eram criados. A litografia colorida foi um deles, em técnica que marcou essa fase. A moda era minuciosa e colorida, fosse em detalhes arquitetônicos, decoração, design de jóias, vestimenta, gravuras ou litografias.





Desde que houvesse estética, a art nouveau permitia-se
a criações sem preocupação com a a rigidez das formas
e sua simetria, como uma escada que ondulava no
ambiente, brincando com a percepção e a sensiblidade
visual. Antecedeu a art deco, que tornou as formas mais rígidas, retas ou circulares estilizadas, de design abstrato.


Vitrais alegres: o ar de romantismo ficou mais evidente do que nunca




Móveis com formas arredondadas, criando composições inusitadas



Arquitetura rica, detalhista, com elementos inesperados,
mas também com inspiração rococó

4 comments:

  1. Anonymous12:20 PM

    Gostei muito

    ReplyDelete
  2. Anonymous2:51 PM

    terrivel

    ReplyDelete
  3. Interessante a sua observação, anônimo, uma vez que levanta mais uma vez aquela pergunta de sempre: até que ponto tudo pode ser arte e como definir entre todas as manifestações o peso de sua criatividade, beleza, expressão, entre outras coisas.
    A arte pode existir de muitas formas, nas telas, nas fotos, nos objetos, nas palavras, na vestimenta. Tão ampla é sua expressão que acontece de fato algum abuso e confusão.
    A fase nouveau entretanto é extremamente interessante porque retrata não apenas a cultura da época, mas a tentativa de inovação, de recriação das formas e do movimento, a principal característica da arte. Durou pouco, pois era pouco prática e nem sempre com resultados assimilados e reproduzidos.
    Mas sem dúvida foi uma fase muito importante na história da arte. (MM)

    ReplyDelete
  4. Art Nouveau é diferente, exuberante, cheia de detalhes. Talvez por isso tenha sido interpretada na Europa de diferentes maneiras, como um "estilo macarrônico" na França e "estilo golpe de chicote" na Bélgica. Talvez a melhor definição para a art nouveau tenha sido na da Itália, onde era interpretada como "estilo livre".
    Livre e com a intenção de modernizar as formas tradicionais da arquitetura e design em geral, em movimento que atingiu as artes plásticas e marcou a expressão não apenas nas telas de pintores, mas principalmente nos desenhos e gravuras do começo do século XX.
    Foi essa a época em que a sociedade transformava-se em função da indústria e novos materiais eram criados. A litografia colorida foi um deles, em técnica que marcou essa fase. A moda era minuciosa e colorida, fosse em detalhes arquitetônicos, decoração, design de joias, vestimenta, gravuras ou litografias.
    1.Explique o significado dos termos que a Art Nouveau era conhecida na:
    a) Fança: b) Itália: c) Bélgica:

    2.Muitos materiais foram criados neste novo estilo, sendo um deles a litografia colorida. Que arte foi essa?

    3.Através de que a sociedade estava se transformando nesta época?

    4.O que significa dizer que “a moda era minuciosa e colorida”?

    ReplyDelete

Comente os textos ou adicione suas impressões sobre os temas abordados. Clique duas vezes para garantir a postagem.