Wednesday, January 05, 2011

VIVA O DIA DE REIS

Reis Magos: simbolismo poderoso de união entre os povos 

Ao contrário do Natal - celebrado em todos os cantos do mundo - o Dia de Reis, em 6 de janeiro, não é muito comemorado. Na Europa a data tem sua importância, principalmente na Itália, onde os presentes fazem a festa no dia 6 de janeiro e não no dia 25 de dezembro,  na Espanha e em Portugal, mas no Brasil a maioria das pessoas sequer espera essa data para desfazer a árvore de natal e outros enfeites, como as luzes!

Mas afinal, qual o significado do Dia de Reis? Belchior, Baltazar e Gaspar simbolizam a proteção ao menino Jesus que já era perseguido pelo inseguro Herodes, na visão bíblica do acontecimento. Cada um deles chegou de reinos diferentes, trazendo presentes de simbolismos fortes, como o ouro oferecido por Belchior, deferência reservada apenas aos deuses, o incenso, trazido da Índia por Gaspar, referência à divindade da criança, e a mirra, proveniente da África e ofertada por Baltazar como poder de cura.

Uma tradição interessante é a Folia de Reis, herdada dos colonizadores portugueses. Na verdade ela acontece antes e depois do dia 6 de janeiro, marcando a data através de grupos folclóricos que tocam musicas e dançam, passando nas casas a noite e cantando estrofes para que as luzes sejam acesas e eles sejam recebidos para cear ou tomar café.

Mas é interessante também como Belchior, Baltazar e Gaspar ganharam a fama de propiciar boa sorte e fortuna, recebendo comemorações e rituais diversos para que o ano seja farto. A começar pelo bolo de Reis ou uma rosca generosa, que tradicionalmente recebe em seu interior uma fava, substituída hoje por confeitos especiais ou até peças em ouro, como uma aliança que garantirá a quem recebe-la em seu bocado um bom casamento.

Tradições a parte, vivenciadas ou esquecidas, a principal comemoração do Dia de Reis para quem celebra a tradição é a consciência de que o mundo não é separado pelas culturas e origens, mas forma um mesmo espaço de convivência,onde as diferenças permitem a evolução constante. Assim como os Reis Magos vieram de origens diferentes, para reconhecer que a humanidade pode ser representada em um ideal de respeito a natureza e de convívio pacífico, na busca pela abundância de recursos e maior equilíbrio no nosso sistema. (MM)

No comments:

Post a Comment

Comente os textos ou adicione suas impressões sobre os temas abordados. Clique duas vezes para garantir a postagem.