Tuesday, November 09, 2010

CRIANÇAS VÍTIMAS DA VIOLÊNCIA

Uma mãe, moradora no Rio Grande do Sul, confusa com ferimentos no seu bebê, coloca uma câmera escondida em casa e descobre o improvável: o próprio companheiro, pai da criança, era o criminoso!  As cenas, chocantes, mostram como o sujeito torturava a criança, de poucos meses de idade!

Os desajustes de crianças, adolescentes e parte de algumas patologias observadas em adultos, que distorcem o meio familiar e afetivo, mas manifestam-se de maneira crescente no meio social, certamente tem origem no abuso infantil. Crianças que sofrem torturas físicas, sejam elas meramente fruto de psicopatia  do adulto ou caso de pedofilia, irão reproduzir quando adultas comportamentos derivados dessa violência ou conviver com quadros de depressão, transtornos de ansiedade, alimentares, dissociativos, hiperatividade ou déficit de atenção ou ainda transtorno de personalidade!

O preço é extremamente alto para a sociedade! E leva à pergunta: o que está acontecendo é um crime moderno e recente, ocasionado por um modelo social desigual e desprovido de valores? Ou é um crime comum, histórico, encoberto pelas sombras e agora detectável mais frequentemente?  Ou é um crime histórico contra crianças, antes reprimido por imposição de valores religiosos e sociais e recentemente "liberado" pela impessoalidade de nosso meio? 

O mais importante é parar de tratar esta questão como um "tabú" e passar a escancarar a sua gravidade, discutindo abertamente o fato e a necessidade  de sua denúncia. Para isso é preciso esclarecer a criança sobre o que é normal ou não, seja em relação à violência - que não pode ocorrer em qualquer circunstância - seja através de abuso sexual.

Existe um profundo preconceito em relação a informação que a criança deve receber a esse respeito. Alguns pais se horrorizam com a idéia da criança "perder a inocência" . No entanto o risco de um contato direto com o assédio é grande e o resultado muitas vezes mais grave. Não é preciso dar uma aula de educação sexual. Basta delimitar claramente comportamentos que a criança deve evitar e não permitir que sejam realizados ou comunicar suas dúvidas a respeito.  A  partir dos cinco anos, existe condição da criança entender e reconhecer um assédio ou um contato físico não apropriado, desde que haja uma orientação bastante simples. 

A maioria das crianças sabe instintivamente que algo está errado quando existe abuso sexual. Mas não possui referência de conhecimento para reconhecer totalmente o que está acontecendo e, principalmente, denunciar o fato. Por isso conversar sobre o assunto é importante, dentro dos limites de sua compreensão. É preciso lembrar que o abuso pode acontecer principalmente com pessoas próximas, babás, professores, amigos da família, parentes e também o pai. Embora seja mais raro, a mãe também pode estar envolvida na violência contra a criança. Quanto maior o laço afetivo, maior a confusão na criança.

Não adianta fingir que o problema não existe. Estudos realizados em diferentes países sugerem que o percentual de crianças e adolescentes que sofrem algum tipo de abuso sexual varia de 3% a 36% . Países do primeiro mundo mantém incidência alta desse tipo de abuso. Não é apenas a criança que sofre. Um estudo da Universidade de Montreal, no Canadá, indica que os pais de crianças vítimas de abuso sexual podem sofrer de ansiedade, depressão, luto crônico e ter idéia fixa de vingança. Há pouca literatura médica sobre o problema, que apenas agora começa a ser encarado com maior realísmo! (MM)
Leia também:

1 comment:

  1. Anonymous7:08 AM

    ESTE É ASSUNTO QUE TODO MUNDO FINGE QUE NÃO EXISTE

    ReplyDelete

Comente os textos ou adicione suas impressões sobre os temas abordados. Clique duas vezes para garantir a postagem.