Wednesday, October 27, 2010

TEORIA DA CONSPIRAÇÃO


Por trás de todas as coisas podem estar operando forças misteriosas e manipuladoras...pelo menos esta parece ser uma preocupação crescente, uma espécie de síndrome da conspiração! Ainda não reconhecida, é claro, mas claramente detectada na preocupação popular, que corre o risco de transformar-se em angústia: a sensação de perda da individualidade, da privacidade e da liberdade.


Orwell, em seu romance "1984", imaginou um mundo futuro onde todos esses valores estavam irremediavelmente perdidos e onde a mesma televisão que não podia ser desligada transformava-se em câmera sem que os indivíduos soubessem. As pessoas viviam em castas, onde o domínio principal vigiava e usufruía, enquanto a casta seguinte era vigiada e obedecia ordens. A massa, por sua vez, vivia sem rumo, absolutamente robotizada e sem ação.


Hoje, tantas décadas depois, as pessoas falam sobre os mesmos receios, que recebem outra roupagem. Os valores perdidos são a violência emergindo em diferentes momentos, de crianças em escolas e adultos que se engalfinham em estádios de futebol ou no trânsito de avenidas, a uma criminalidade tão imiscuída no meio que se torna imbatível! 


Ao invés da televisão espiã, satélites poderosos e câmeras tão minúsculas que se tornam invisíveis e uma rede de informações obtidas no universo informatizado. Os novos teóricos da conspiração também falam de castas, nem tanto sociais, mas castas com domínio da informação e do conhecimento, que seriam portanto o principal alvo da espionagem, enquanto a massa se perde nos jogos da manipulação, que a ocupam com o caos e a diversão.


A listagem das teorias é enorme! Algumas complexas - como a afirmação de que o "11 de setembro"  foi planejado para justificar novas guerras contra o Iraque e que os aviões que derrubaram as torres gêmeas não continham pilotos de verdade, mas automáticos, e que a operação já havia determinado os melhores ângulos para filmar e fotografar o momento da implosão do prédio!


Outras fantasiosas, como a existência de extra-terrestres que comandam parte da humanidade. Aliás, os "reptilianos" seriam os grandes vilões da humanidade, os incentivadores das guerras e da desordem ...


Algumas teorias são curiosas e engraçadas. Como a das canetas "Bic": "São fáceis de encontrar para comprar, mas depois que você as possui elas desaparecem ou surgem em lugares onde você jamais as deixaria"!...Palavras de um teórico da conspiração, que afirma ainda que mesmo que você tenha uma única caneta, encontrará várias no lugar onde a deixar, porque elas se multiplicam rapidamente e nossa visão não consegue perceber esse movimento...Bem, o bom humor permite teorias infinitas!


Se canetas podem ser sondas extra-terrestres, a tecnologia alienígena é bastante rudimentar, diante de outra teoria, esta fruto da insanidade pelo poder: a de que os alimentos estão sendo modificados para afetar genéticamente a humanidade. Bem, considerando a quantidade de hormônios em frangos e de anabolizantes em carnes vermelhas, metal pesado em peixes e venenos nas plantações, esse receio não é teórico, mas real! 


Nesse pontos chegamos ao cerne da questão: as teorias da conspiração, com toda a sua dramaticidade e exageros (e humor também ) parecem eclodir  no inconsciente humano, que percebe a precariedade da vida e os riscos que estamos acumulando em nosso meio por ações reais e bastante devastadoras. Não são portanto piadas ou fantasias, embora sejam alegorias e símbolos, como realidades ainda não desnudadas!


Se o poder da imaginação move o mundo, essa mania de conspirações contra a sociedade humana pode até ajudar a evitar alguns desastres. Além disso, a discussão das possibilidades várias dos acontecimentos são a demonstração da liberdade do pensamento e da especulação e atuam no imaginário social de maneira construtiva! Nesse caso, que sejam criadas as teorias!...(Mirna Monteiro)


3 comments:

  1. Bela coleção de imagens

    ReplyDelete
  2. Carlinhos Valente12:57 PM

    Muito bom.Tem outras teorias famosas como a dos judeus controlando Wall Street e Hollywood e isso vem desde a idade média até justificando atrocidades nazistas e a última no planejamento desse ataque às Torres Gêmeas como prova o fato de que nenhum judeu morreu no desastre. Tem a Cientologia dominando Hollywood . É baseada na crença de que uma pessoa é um ser espiritual imortal.

    ReplyDelete
  3. Anonymous10:42 AM

    Teoria mesmo????Será que são só teorias?

    ReplyDelete

Comente os textos ou adicione suas impressões sobre os temas abordados. Clique duas vezes para garantir a postagem.