Friday, October 08, 2010

Anomias da campanha eleitoral


Os últimos acontecimentos - como a denúncia de que panfletos "ensinando" a denegrir a imagem de candidatos usando artifícios e acusações vazias - trazem à tona uma questão crucial: de que maneira a sociedade pode enfrentar um pleito que decide o futuro de um país em meio a balbúrdia moral?

Sabe-se o motivo que leva as disputas políticas a se desenvolvem em meio a acusações vazias, com a intenção de confundir o eleitor. Mas como a sociedade pode admitir em pleitos eleitorais ações que seriam severamente punidas em outras circunstâncias, por ferirem princípios éticos e legais?

Parece extremamente contraditório exigir ética na vida pública, sem estabelecer os mesmos limites na apresentação e disputa daqueles que pretendem o exercício dos cargos eletivos. Naturalmente denúncias fazem parte de um processo de campanha, mas o período de propaganda eleitoral não "perdoa" os abusos ou mentiras que pretendem uma contra-propaganda do adversário. Há possibilidade de processos e retratações, mas certamente o objetivo de confundir o eleitor já foi obtido e, portanto, a punição se torna meramente retórica.

Por esse motivo - o poder do estrago mesmo que posteriormente seja esclarecida a verdade - é que criar denúncias vazias tornou-se um hábito nas campanhas eleitorais, fora e dentro das instituições. Há alguns anos, por exemplo, o Congresso Nacional transformou-se em piada para o mundo, com a profusão de CPIs e CPMIs  pré-fabricadas com o objetivo eleitoreiro e não de um combate à corrupção sério e eficiente.

Não podemos permanecer em estado de anomia na campanha política, que carrega a conotação de mentiras, intrigas e fofocas e não a apresentação de planos de governo e demonstração de capacidade para o cargo pretendido. Assistir ao programa eleitoral gratuito pode ser cômico, mas também é trágico, considerando que ali estão opções de pessoas que irão legislar e governar.

No comments:

Post a Comment

Comente os textos ou adicione suas impressões sobre os temas abordados. Clique duas vezes para garantir a postagem.