Wednesday, August 11, 2010

SOMOS TODOS FILÓSOFOS




Ah, a filosofia!...Parece que se tornou a cura para todos os males. Pessoas de todas as idades procuram cada vez mais as considerações de nossos pensadores de séculos e séculos, encontrando extrema afinidade com o mundo tecnológico, que já discute cientificamente a viagem pelo tempo.

Mas afinal, por que tanto interesse? Aparentemente, mesmo fora dos círculos acadêmicos, a busca por leituras filosóficas vem substituindo outro campeão de procura, o livro de auto-ajuda! Será que receitas de sucesso e superação perderam terreno para a abrangência da filosofia?




Nas comunidades dos sites de relacionamento as discussões fervem. Há comunidades de todos os tipos possiveis e imagináveis. Mas entre as mais concorridas estão aquelas relacionadas ao pensamento. Não que haja tanta virtude em termos de conhecimento da história da filosofia e das argumentações de nossos pensadores mais famosos. Mas há tanto interesse no assunto que até existem comunidades de filosofia para não filósofos ou para quem pretende filosofar sem filosofia...
Milhares de pessoas se encontram virtualmente para discutir a vida e suas dúvidas, cada um a sua maneira. Há comunidades com registro de 70 mil, 100 mil perfis. Nem todos entram na discussão, mas certamente a maioria acompanha os debates.

Em um universo tão diversificado, claro que as expectativas se misturam. No final das contas discutir filosofia, no entendimento popular da internet, é dar espaço para a psicologia, a terapia em grupo, o desabafo pessoal e por ai afora.

O objetivo maior e mesmo interagir em grupo, não importa exatamente o que se fala desde que isso permita o início de troca de ideias. O que a grosso modo contraria o objetivo do pensamento critico inerente a filosofia. Neste universo cibernético de ansiosos candidatos a pensadores poucos seguem a regra da intenção e finalidade, parando para questionar motivos do pensar o que se pensa, dizer o que se diz e fazer o que se faz...

Ainda assim é impossível negar a possibilidade desse contato produzir definições interessantes a respeito da vida, de seu ciclo e de suas possibilidades futuras.
Mesmo quando o objetivo não é a discussao acadêmica, buscando novos ângulos e situações nas conclusões de nossos pensadores ao longo da história da Filosofia, a mescla de discussões pode ser interessante.

O risco é esbarrar em algum comportamento "patológico": é quando os canais de discussão são sacudidos por verborréias furiosas. São pessoas que encontram suas respostas em meio ao conjunto de discussões ou aproveitam este momento especialmente democrático e discreto em relação à própria identidade, para descarregar duvidas, tensões, maus humores....Existem tópicos denominados "sessão de descarrego"! O objetivo, claro, é desviar a fúria dos decepcionados e mau-humorados para um espaço específico, preservando o restante da discussão.

Mas comentários pouco elegantes se misturam a todo instante, mesmo em debates que pretendem melhor nível. Veja algumas frases mais repetitivas.



- "Que burrice. Haja feno!" - Esta é a campeã, citada para exemplificar a discordância de alguma colocação no debate

- "E quem és tu, seu monte de b...a?"- Bastante comum também, em geral responde a críticas sobre opiniões.

- "mas este tópico está cheio de piadistas!" - crítica comum com palpites fora da discussão.

- "Essa é a única comunidade que não me excluiu"...- comentario que demonstra a surpresa de ainda ter seu perfil na comunidade.

O tema dos tópicos também reflete a confusão dos participantes. No meio de Sócrates, Platão, Schopenhauer, Nietzsche, Hegel e Kant, os preferidos nos debates do mundo cibernético, encontramos as dúvidas existenciais, em tópicos com títulos expressivos:
"É muito fácil pensar que está vivo; difícil descobrir que se está morto"...com resposta do tipo "Opsss... Descobri! To morto! Q bom q tem internet no meu caixão"...

Outros tópicos normalmente postados para discussão:
"Você aceitaria um chip implantado na cabeça?"
"religião faz falta?"
"fim dos dias"...
"Se voce se encontrasse com deus o que diria?"
"Como saber o que é a vida"
"O que ser livre?"
"Já pensamos em tudo que é possivel ser pensado?"

Temos a preocupação com o trabalho: "Sobre nerdice e o mercado" (traduzindo: debate sobre os nerds ou pessoal que estuda com afinco, tomando todas as vagas no mercado...)
Há também a abordagem de assuntos políticos: "de que adianta a democracia se a populacão não for inteligente...?" Ou "Interpol atrás do Paulo Maluf"...temos também os estudantes que recorrem aos tópicos de discussão: "Por favor me ajudem com este trabalho"...



Como ser vê, a filosofia cibernética tornou-se mais ampla e elástica do que seria possível imaginar! Muito além da indagação da essência, significado e origem de todas as coisas, ela tenta responder dúvidas existenciais, corrupção e desmandos políticos e trabalhos escolares...
Mas admitindo que a Filosofia é prática e deve ser vivenciada no cotidiano, tudo vai bem e demonstra um processo social positivo. Mesmo que com pouco senso crítico ou raciocínio preguiçoso, talvez com necessidade da razão ser aprimorada, a filosofia é algo inato aos seres humanos. Como dizia Sócrates,com toda a sua paciência e bom humor...
(Mirna Monteiro)

1 comment:

  1. Anonymous2:54 PM

    Acho mesmo que todos somos filosofos,no nosso mundinho pequeno,o problema é aprender a filosofar no mundo de todos.Parabéns,adorei esta materia em particular.

    ReplyDelete

Comente os textos ou adicione suas impressões sobre os temas abordados. Clique duas vezes para garantir a postagem.