Thursday, June 24, 2010

Salve, salve, disco voador...




Os discos voadores também tem seu dia: exatamente neste 24 de junho! Sim, Dia Mundial do Disco Voador!

Apesar de soar estranho, ele consta no calendário anual e a explicação é a data (24 de junho de 1947) do que se considera o primeiro caso oficial de aparição de OVNIs ou Objetos Voadores Não-Identificados do século 20, quando o piloto norte-americado Keneth Arnold convocou a imprensa para relatar com assombro a presença de nove objetos coloridos voando em alta velocidade nas proximidades de seu avião.

Bem, dia do disco voador soa estranho...mas o ano tem comemoração em todos os dias e algumas são surpreendentes. Por exemplo, o Dia Nacional do Fusca, comemorado em 20 de janeiro!Logo depois, no dia 30 é comemorado o Dia da Saudade...
Muitas vezes a comemoração é um mistério para a maioria da população. Todo mundo sabe o que é disco voador, mas você sabe que 5 de fevereiro é o Dia do Dactiloscopista?

Não é extraterrestre, é o profissional que trabalha com a identificação de pessoas e cadáveres, coleta impressões digitais, essas coisas. O dactiloscopista deve preservar o local do crime e colher provas, é um perito em impressões digitais; mas pode ser também o responsável pela expedição de carteiras de identidade.



Pois é, no calendário anual, tudo e todos tem o seu dia...ou quase. Temos o dia do jovem, do velho, da criança, da mulher, do pai, da mãe, dos avós, da sogra...tem até o dia internacional do café, da voz,do silêncio!


O Dia do Sol é 3 de maio. O Dia do Tintureiro e o Dia do Padre são próximos, 3 e 4 de agosto. Ninguém explica porque o Dia Mundial dos Canhotos é 13 de agosto, comemorado junto com o Dia do Azar, Dia dos Encarcerados e, pasmem, Dia do Economista!

Temos o Dia do Macarrão (25 de outubro) e o Dia da Banana (22 de setembro)!

Pois é, em meio a tudo isso, parece natural que haja um dia para comemorar discos voadores, como não? Mesmo que apenas alguns pouco privilegiados, entre bilhões de moradores do planeta terra tenham avistado Ovnis. De uma maneira indireta, o dia de hoje comemora os ufólogos, que pesquisam arduamente a aparição de extra-terrestre e suas intenções nessas visitações misteriosas e discretas!

Mesmo porque até Stephen Hawking, premiado cientista inglês de Cambridge e da Royal Society de Londres admite a possibilidade de encontrarmos vida extraterrestre inteligente nos próximos anos. Parece racional essa possibilidade, ainda que a forma de vida não seja exatamente como imaginamos.

Claro que as dúvidas são torturantes. Se existem seres com essa tecnologia, o que eles pretendem passeando por aqui incógnitamente e gerando histórias de arrepiar, como a primeira adaptação para o cinema de Guerra dos Mundos, em 1953, que acabou provocando pânico real na população americana quando Orson Welles transmitiu na rádio a invasão alienígena com tamanha convicção que parecia real?

É, a possibilidade de vida extraterrestre instiga a imaginação humana, estimula a ficção criativa e promove a ufologia, um campo de pesquisa que até alguns anos atrás era negado como ciência, mas que hoje presta importante contribuição para a definição de visões de objetos estranhos ou alterações no meio ambiente.

E deixa no ar uma dúvida: como é que vai ser isso? Será que a ficção funcionará como uma espécie de premonição terráquea de seres que pretendem invadir a Terra porque a tecnologia ou algum acidente cósmico ameaça seu planeta de origem? Ou existe uma confusão temporal e os ovnis são apenas flash do próprio futuro humano? Ou quem sabe sejam realmente de outro sistema solar e estão esperando uma oportunidade de ser convidados para um cafézinho?

Bem...dizem que a ficção é sempre uma realidade próxima. Que os escritores encarnam pitonisas de mente fertil...algo assim como o submarino e o escafrando de Júlio Verne! Ou seu romance "Da Terra à Lua", de 1865?





Em todo caso, em homenagem aos ufólogos e a essa possibilidade futura, bom Dia do Disco Voador! (Mirna Monteiro)



2 comments:

  1. Anonymous3:45 PM

    muito legal!!!!!!

    ReplyDelete
  2. Anonymous6:40 AM

    Quem diz que não existe vida além do planeta Terra é louco varrido.

    ReplyDelete

Comente os textos ou adicione suas impressões sobre os temas abordados. Clique duas vezes para garantir a postagem.