Sunday, May 09, 2010

MÃE E O TERCEIRO MILÊNIO




As mulheres mudaram, obviamente as mães mudaram também. E com isso toda a sociedade, já que é o principal papel da mulher era o de orientadora de grande influência sobre a prole.

Era ou é? Sinceramente acredito que ainda seja assim...em parte. Não é possível concordar com quem diz que os filhos "se viram"e que criancas e adolescentes principalmente não precisam dos olhos atentos e da paparicacão da força materna.

Mas a sociedade muda e a opinião a respeito da maternidade e paternidade também. O problema é que não está acontecendo uma divisão equilibrada entre pai, mãe e tempo para os filhos. Quanto menos tempo a mulher tem para os filhos, mais eles crescem influenciados pela filosofia do colégio, das ruas e do mundo virtual.

Precisamos avaliar se a sociedade ganha ou perde com isso? Obviamente não, pois basta observar que conforme a mulher ganhou autonomia e auto-suficiência e maior é sua ausência na educacão dos filhos, mais problemáticas se tornam as pessoas.

Nos séculos passados a mulher era formalmente educada para educar e manter a família em equilíbrio. Questão de sobrevivência.

"Uma boa dona de casa sabe que a casa é o coracão da família (...)todos os dias pela manhã abra as janelas, deixe o ar circular e o sol entrar (...) O ambiente deve ser mantido limpo para a saude de todos..."

Receita de um livro editado em 1938. Quem diria que hoje a maioria das mães sequer pode abrir janelas sem correr o risco de invadir a casa com monóxido de carbono, poeira e ácaros?




"As roupas das camas devem ser trocadas com regularidade, sempre frescas (...)a limpeza da casa deve ser primorosa e uma boa solucão para desinfetar o assoalho é uma solucão de vinagre e borax (...)

Hoje? Na correria do dia a dia, litros e litros de desinfetantes são jogados sobre pisos e privadas, quase sufocando a familia com perfumes artificiais que espremem os brônquios. A sujeira em geral fica eternamente mascarada! Lencóis frescos? Em geral ededrons empoeirados, de preferência coloridos para evitar que a sujeira apareca...

(...)Criancas precisam de cuidados especiais (...) bebês devem receber o leite materno até os dois anos de idade, com a adicão de purê de frutas frescas e creme de legumes a partir de um ano (...)

Um bom conselho, mas 60 anos depois esse livro seria queimado pela indústria dos potinhos de papa de bebê e do leite cheio de aditivos vitaminados, que juntamente com racões esquisitas e cheias de gordura saturada compõe a alimentacão das criancas.

(...)criancas precisam de ar puro e muito movimento, para desenvolverem-se bem. Estimule brincadeiras ao ar livre pela manhã (...) Estimule a leitura, contando histórias, principalmente na hora de dormir (...) O melhor horario para a petizada ir para a cama é de duas a três horas após o por-do-sol (...) o momento deve ser especial, tranquilo, com luz indireta (...) leia uma história calmamente para seus filhos (...)

Ah! Hoje? Quando criancas passam o dia na frente da televisão e da internet, atividade ao ar livre? Que piada! Dormir entre 20 horas e 21 horas? Só se forem os pais, porque as criancas ficam navegando na net até de madrugada, fingindo que são adultos.

(...)Uma boa mãe mantém a familia unida e organizada, com as refeicões em horários regulares, sempre feitas com alimentos frescos e saborosos (...) em um ambiente de respeito e carinho as criancas são mais saudáveis e menos propensas a doencas (...)

Bem, é uma pena que isso tenha sido perdido, porque a crianca, hoje, vive em hospitais e consultórios médicos, ingerindo drogas que na maioria das vezes poderiam ser evitadas com alguns cuidados básicos de higiene e alimentacão...e atencão!

A conclusão é de que quem escreveu esse livro era extremamente sábio e saudável em 1938. Sorte de seus filhos. As mães de hoje nunca imaginariam uma coisa dessas! Em geral, quando amamentam o bebê, amamentam por no máximo 6 meses e a maioria desconhece o que seja comida fresca.



Fazer o que? É preciso trabalhar, para pagar a escola caríssima que vai educar, alimentar e criar a personalidade de seu bebê! Ser mãe hoje não é sofrer no paraiso, porque o paraiso fica sob cuidados de terceiros, que podem ou não ser a representacão do bem ou do mal!

Se bem que a valorizacão da vida caiu tanto de cotacão neste novo século que há mães supreendendo pelo desdém aos filhos. Pior, cometendo atos marginais e violentos e chegando mesmo a ferir a própria prole. Sinal do apocalipse, porque a mãe sempre foi o único colo de absoluta confianca para o ser humano! Aquele que gerou, amamentou, cuidou, amou e protegeu.





Se isso está mudando...quem poderá proteger a humanidade?

Ironias de lado, a verdade é que ser mãe, hoje, é diferente, sem dúvida! Mas a necessidade de tudo aquilo que a mãe sempre representou para os filhos, continua a mesma coisa.
Talvez a saída seja ampliar esse papel, dividindo sua enorme importância entre pai e mãe. É importante que o homem assuma responsabilidades que antes eram inerentes apenas à mulher, participando com  maior intensidade da vida dos filhos. Se assim for e essas deficiências que encontramos hoje em uma sociedade em mutação forem divididas responsavelmente entre pai e mãe, tudo poderá ser melhor do que outras fases da história humana.  Amor de mãe,. amor de paí, filhos mais felizes, sociedade mais evoluída!

No comments:

Post a Comment

Comente os textos ou adicione suas impressões sobre os temas abordados. Clique duas vezes para garantir a postagem.