Sunday, October 01, 2006

AMORES VIRTUAIS III



















PARTE III
Amor e amores podem acontecer a qualquer momento e independente de circunstâncias programadas. O ser humano teria potencial para amar indefinidamente, não apenas as pessoas com as quais convive ou tem qualquer tipo de contato, mas também com aquelas que sabe que existem, estendendo esse amor à natureza e ao universo como um todo, na consciência da estreita relação entre os seres e as coisas.

Mas assim como o amor é multifacetado – e na variação dos motivos que levam a crer que exista, há situações de grande fragilidade do sentimento, motivado apenas por desejos, a condição do amor virtual se complica.

Fatalmente, a relação virtual, assim como a platônica, tem um prazo, certamente muito mais reduzido do que as paixões no mundo imediato, onde uma série de circunstâncias colaboram para continuidade de encontros.

Provavelmente, quando essa relação se torna apaixonada e envereda pela sexualidade, começa a contagem regressiva. Eros cede espaço à Afrodite. E é nesse tempo que os amantes virtuais chegam a um impasse: viver ou não viver a paixão no mundo real!

É realmente um impasse! O mundo virtual é um espaço protegido, onde somos deuses navegando para onde a imaginação ou a vontade própria indicar. Quando esse espaço deixa de nos oferecer proteção e prazer, é só clicar, que ele desaparece!

Além disso no mundo virtual não há necessidade da mentira, mas em paralelo não há razão também para não fantasiar a própria vida. Informações pessoais podem ser suprimidas (e devem, até por questões de segurança) e o exercício da hipocrisia pode ser dispensado, pois se não há modelo imposto, ou mesmo identidade desnudada, não há necessidade de jogar e auto-proteger-se de palavras ditas por personagens que beiram a ficção!
Mas e diante da possibilidade de inserir esse mundo virtual, no mundo real?

A possibilidade de tudo ruir faz com que muitas relações virtuais bem sucedidas cheguem ao final, com o afastamento. Há muitos motivos que podem desestimular a continuidade desse tipo de relação. Por exemplo, a distância real!
Quando estamos no mundo virtual, não há distâncias, nem condição social, raça ou cor, que realmente surtam qualquer efeito. Por mais que as pessoas tentem manter preconceitos, a mágica do virtual tem o poder de confundi-los e reduzi-los, pois os elementos que aguçam o preconceito, como a pressão moral, a característica física, entre outros, são atenuados ou até mesmo suprimidos. (...)

No momento do enfrentamento real, todos os preconceitos sobem à tona. Todas as idealizações que complementaram a personalidade e a imagem do amor virtual também se aguçam e podem entrar em choque com a constatação de novos elementos que integram a realidade.
Normalmente o resultado do amor virtual, quando pretende a realidade, é acabar assim como começou, no próprio mundo virtual, onde rompantes de paixão e rompimentos são assimilados muito facilmente, pois a grande margem da fantasia que cerca essas relações permitem uma reconstituição da ideia da perda.

(...)Outros resolvem arriscar. A possibilidade da relação ruir e se fragmentar no contato com a realidade continua existindo. Mas também existe a possibilidade dessa relação virtual ter sido construída sobre alicerces, firmes o suficiente para enfrentar qualquer impacto da realidade sobre a inevitável fantasia da superfície.
No final das contas, o amor virtual acaba sugerindo que o simples desejo e a paixão que decorre dele é fruto da construção da fantasia, principalmente quando a sexualidade entra em cena e cria modalidades de paixões.
Paixões virtuais não têm relação, necessariamente, com sexo virtual. O sexo virtual utiliza a relação com o simples objetivo de estímulo e prazer imediato, “descompromissado” e sem qualquer vínculo de afetividade ou compatibilidade.

A variedade de relação no mundo virtual apenas nos mostra o quanto o mundo cibernético ganha espaço na realidade humana. O que deixa cada vez mais próximas e reais as mirabolantes cenas da ficção, onde as pessoas vivem isoladas em cubículos, trabalhando, viajando e mantendo a inteiração profissional, social e pessoal única e exclusivamente através de um mundo virtual sofisticado, e tão realista em poder que permitirá até mesmo a sensação do toque físico. Um mundo que poderá simplesmente retratar que a realidade é subjetiva demais para nos apossarmos dela! ( “Amores Virtuais” de Mirna Monteiro)








No comments:

Post a Comment

Comente os textos ou adicione suas impressões sobre os temas abordados. Clique duas vezes para garantir a postagem.